União Europeia impõe embargo ao carvão russo a partir de agosto

  • Lusa
  • 8 Abril 2022

Novo pacote de sanções à Rússia inclui ainda o encerramento de portos europeus, a proibição da exportação de bens de alta tecnologia ou novas sanções contra os bancos russos.

Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) decidiram impor um embargo ao carvão russo e o encerramento de portos europeus, como parte da quinta ronda de sanções contra Moscovo.

Segundo anunciou a presidência francesa do Conselho da UE, este pacote “muito substancial” prevê ainda a proibição de exportações para a Rússia, em particular de bens de alta tecnologia, até 10 mil milhões de euros, e novas sanções contra os bancos russos.

As novas medidas foram propostas pela Comissão Europeia após a descoberta de dezenas de cadáveres de civis no passado fim de semana na cidade de Bucha, na região administrativa de Kiev.

Esta é a primeira vez que os europeus atingem o setor energético russo, do qual são muito dependentes. A UE importa 45% do seu carvão da Rússia por um valor de 4 mil milhões de euros por ano. O embargo irá entrar em vigor no início de agosto, 120 dias após a publicação do novo pacote de sanções no diário oficial da UE.

A lista de produtos russos proibidos de importar para a UE também é alargada a algumas “matérias-primas e materiais críticos” por um valor estimado de 5,5 mil milhões de euros anuais, a fim de interromper o financiamento do esforço de guerra de Moscovo. E as transportadoras rodoviárias russas e bielorrussas estão agora proibidas de operar no espaço comunitário.

A lista negra da União Europeia está também a ser alargada a mais 2.000 nomes, incluindo oligarcas russos e as duas filhas do Presidente russo, Vladimir Putin, de acordo com um documento analisado pela agência de notícias AFP.

A Rússia “vai sofrer uma longa descida ao isolamento económico, financeiro e tecnológico”, escreveu no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Na quinta-feira, os países do G7 anunciaram novas sanções económicas contra a Rússia, entre as quais a proibição de “novos investimentos em setores-chaves da economia russa, incluindo energia”. Em comunicado, este grupo anunciou também “sanções adicionais contra o setor de defesa russo” e contra as “elites e os seus familiares” que apoiam o conflito na Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia impõe embargo ao carvão russo a partir de agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião