5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Abril 2022

O Governo apresenta aos partidos as linhas gerais da proposta do OE2022, no mesmo dia em que se reunirá com a concertação social para discutir o documento.

A semana inicia com a apresentação pelo Governo das linhas gerais da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) aos partidos na Assembleia da República e com uma discussão sobre o documento com os parceiros sociais. A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) junta investidores e analistas financeiros para discutir os seus resultados de 2021. Há ainda dados do gabinete nacional de estatística – sobre o volume de negócios e o emprego nos serviços em fevereiro – e do Banco de Portugal – sobre as contas nacionais financeiras.

Governo apresenta linhas gerais da proposta do OE2022 aos partidos

Esta segunda-feira, o Executivo liderado por António Costa apresenta aos grupos parlamentares e deputados únicos de partidos as linhas gerais da sua proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e a equipa do Ministério das Finanças liderada por Fernando Medina representam o Governo nestas reuniões. Segundo o primeiro-ministro, o documento será divulgado esta semana.

Como evolui o volume de negócios e o emprego nos serviços?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta segunda-feira os dados do índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços relativos a fevereiro de 2022. No primeiro mês deste ano, o índice de volume de negócios nos serviços teve um aumento homólogo de 22,1%, justificado pelas “restrições decorrentes da pandemia, que afetaram especialmente as atividades de transportes e alojamento e restauração” em janeiro de 2021.

BdP divulga contas nacionais financeiras do último trimestre de 2021

O Banco de Portugal (BdP) publica esta segunda-feira as contas nacionais financeiras relativas ao quarto trimestre de 2021. Os dados relativos ao ano acabado no terceiro trimestre do ano passado indicam que a economia portuguesa apresentou uma capacidade de financiamento de 0,6% do PIB. O BdP revela ainda informação sobre interligações entre setores atualizadas para o quarto trimestre de 2021 e para o ano de 2021.

TAP reúne investidores para discutir resultados de 2021

A TAP realiza, pelas 14 horas desta segunda-feira, uma conference call sobre os resultados de 2021, destinada apenas a investidores e analistas financeiros. Em janeiro, uma fonte oficial da companhia aérea portuguesa revelou ao ECO que os números provisórios de 2021 indicavam um desempenho operacional acima do que consta no plano de reestruturação aprovado pela Comissão Europeia no final do ano passado.

Parceiros sociais discutem OE2022

As confederações sindicais e patronais reúnem-se esta segunda-feira com o Governo para discutir o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Esta será a primeira reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) desde a formação do novo Governo, sendo que Ana Mendes Godinho continua como ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A última reunião da CPCS ocorreu no dia 8 de março, com caráter de urgência, para debater a situação de crise na Ucrânia, na sequência da invasão pela Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião