Hoje nas notícias: TAP, combustíveis e Ferrovia 2020

  • ECO
  • 12 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A presidente executiva da TAP diz que, se pudesse, “não escolheria uma companhia aérea low-cost” para ocupar as 18 faixas horárias que a TAP vai ceder no aeroporto de Lisboa. O Executivo prepara-se para limitar as margens de lucro nos combustíveis. A marcar a atualidade está também a notícia de que, por cada dia de atraso nos projetos do Ferrovia 2020, os comboios a diesel gastam mais 14 mil litros de combustível. Saiba quais as notícias que marcam o dia esta terça-feira.

“Claro que não escolheria uma low-cost” para os slots da TAP, diz CEO

A TAP tem de ceder 18 slots diários no aeroporto de Lisboa e, em caso de empate, tem uma palavra a dizer na escolha da companhia aérea que as herdará. A presidente executiva diz que, se pudesse, “não escolheria uma companhia low-cost“, por considerar que não entregar esses slots a uma companhia de baixo custo “beneficiaria a economia em geral”.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível)

Governo limita margens de lucro nos combustíveis

O Governo vai mesmo limitar administrativamente as margens de lucro dos combustíveis, naquela que representa mais uma medida para parar o aumento da gasolina e do gasóleo, garante o CM. Como o ECO noticiou, a ERSE vai apreciar e revelar, trimestralmente, as margens de lucro praticadas pelas petrolíferas, de modo a dar uma informação transparente a todos os consumidores. Com base naquela informação, o Governo ajustará a margem. O CM escreve também que o Executivo acredita agora que a Comissão Europeia não vai aprovar a descida do IVA dos combustíveis para 13%, por não estar alinhada com a política de sustentabilidade europeia, mas não indica a origem da informação.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso condicionado).

Rui Moreira bate com a porta contra “fracasso” da ANMP na descentralização

O presidente da Câmara do Porto vai propor a saída da autarquia da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), acusando a organização, agora presidida por Luísa Salgueiro, de não ouvir os autarcas e de manter “uma postura de cumplicidade e total conivência com as medidas adotadas pela administração central” no âmbito do processo de descentralização. A proposta apresentada ao Governo pelas duas áreas metropolitanas (Lisboa e Porto) não teve efeitos, alega Rui Moreira.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).

“Nunca escondi a disponibilidade” de continuar no Governo, diz Alexandra Leitão

A ex-ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, uma pasta agora extinta, conta, em entrevista ao Público, que nunca escondeu a disponibilidade em continuar no novo Governo. Alexandra Leitão era apontada como futura ministra da Justiça, mas terá sido António Costa que não quis. Além disso, recusou ser líder parlamentar do PS – por “razões estritamente pessoais” – e não foi reconduzida no secretariado nacional do partido. “São novos ciclos. […] Não faço nenhuma interpretação especial”, afirmou. A agora deputada considera ainda que uma mulher mais assertiva “é-lhe mais prejudicial” do que o mesmo nível de assertividade num homem.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Atrasos no Ferrovia 2020 fazem CP gastar mais 14 mil litros de combustível por dia

Os projetos de 268 quilómetros de vias férreas eletrificadas nas linhas do Algarve, Oeste e Douro do Ferrovia 2020 estão, neste momento, com um atraso de quatro anos e três meses, prevendo-se que estas linhas sejam concluídas com um total de nove anos e meio de atraso. Segundo o Público, a manutenção de comboios a diesel nestas três linhas, durante este período, equivale à emissão de 45.626 toneladas de CO2, correspondente a um custo de 3,7 milhões de euros. Por cada dia de atraso no Ferrovia 2020, são mais 14 mil litros de gasóleo gastos.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, combustíveis e Ferrovia 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião