Orçamento da Defesa encolhe 800 mil euros, apesar da guerra na Ucrânia

O Ministério vai ter menos 800 mil euros no próximo ano, apesar dos compromissos de Portugal com NATO e os apelos para um reforço das verbas. Governo diz que sobe em relação ao executado em 2021.

O programa orçamental da Defesa vai contar este ano com uma dotação de 2.450,7 milhões de euros, um valor ligeiramente inferior aos 2451,5 milhões previstos no Orçamento do Estado chumbado em outubro. Face ao valor executado em 2021, há um crescimento de 2,5%.

A guerra na Ucrânia trouxe para cima da mesa a necessidade de um aumento dos Orçamentos com a Defesa, nomeadamente no quadro da NATO, e vários governos, como o alemão, anunciaram um reforço para 2% do PIB.

O Presidente da República também vincou recentemente essa necessidade e o anterior ministro parecia acalentar essa expectativa. “O nosso objetivo de 1,68% do PIB até 2024 terá que ser repensado, senão para 2024, para os anos subsequentes. Obviamente que quando aumenta a insegurança tem que aumentar o investimento em segurança”, afirmou João Gomes Cravinho, em entrevista à Renascença e ao Público, a 10 de março.

Helena Carreira, a nova ministra, vai afinal contar com sensivelmente a mesma verba que estava prevista antes de se iniciar o conflito na Ucrânia. O investimento do Ministério deverá, ainda assim, crescer 11% este ano para 430,6 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Orçamento da Defesa encolhe 800 mil euros, apesar da guerra na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião