Das maçãs DOP ao espumante de sidra, com dois milhões de investimento

Dois jovens empresários investem dois milhões em produtos identitários do Douro. O mais recente é um espumante de sidra a partir de maças DOP que dizem ser único. Querem potenciar o melhor da região.

É em plena região demarcada do Douro, com uma paisagem retalhada por vinhas, olivais e pomares, que dois irmãos empresários dão nova vida à terra fértil da Quinta dos Vaz, herdada do trisavô José Luís Vaz. Num investimento de dois milhões de euros, Salim e Karim Karmali avançam com a reabilitação e reorganização de culturas, e a marca Centenarium com o lançamento de uma mão cheia de produtos que a terra lhes dá. O mais recente a andar nas bocas do mundo é o espumante de sidra Brava Centenarium a partir da maçã DOP (Denominação de Origem Protegida). “Uma grande novidade no mercado”, garantem os dois irmãos.

“O nosso trisavô deixou um legado produtivo, desde a vinha, passando pelos azeites monovarietais, pelo vinagre do Vinho do Porto até aos pomares”, começa por contar Salim Karmali. E é da terra fértil dos pomares que os irmãos colhem a Maçã Bravo de Esmolfe, considerada “uma das únicas maçãs DOP portuguesas”, para depois utilizarem na produção da Brava Centenarium.

Até à data, os irmãos já investiram dois milhões de euros na reabilitação dos mais de 40 hectares da Quinta dos Vaz, na edificação de uma adega de produção, na conceção de linhas de produção – para os segmentos do azeite, vinagre, vinho, espumantes e destilados -, e na distribuição e promoção dos produtos em hotéis, restaurantes e cafetarias, além de lojas e garrafeiras da especialidade e mercado online. No âmbito deste plano de investimento, está prevista a criação de 10 postos de trabalho, garante o empresário.

O plano de negócios estruturado tem como objetivo atingir um milhão de euros em 2023 e os 10 milhões de euros em 2030”, divulga ao ECO Salim Karmali, explicando que “a marca Centenarium tem como foco a reinvenção e reedição de produtos agrícolas tradicionais do Douro e Trás-os-Montes, tendo a sustentabilidade da produção agrícola como baluarte”. Além do novo espumante da sidra, os irmãos também produzem azeite proveniente de olival com mais de 600 anos, azeites monovarietais (cordovil, carrasquenha, verdeal ou cobrançosa), vinagre de Vinho do Porto, mel do Douro e de montanha, aguardente de Maçã Bravo de Esmolfe.

"O plano de negócios estruturado tem como objetivo atingir um milhão de euros em 2023 e os 10 milhões de euros em 2030.”

Salim Karmali

Gestor da Centenarium

Este espumante de sidra é, assim, o mais recente produto da marca e produzido segundo uma “receita familiar secular“. O empresário espera “captar novos mercados com esta bebida, nomeadamente a denominada geração millennials, com uma especial apetência para consumir tudo o que é inovador”, descrevendo este espumante de sidra como “leve, fresco, com o caráter transmontano bem vincado”. Mais, acrescenta: “Distingue-se por uma bolha fina e intensa, e está muito marcado pelos aromas florais tão característicos da Maçã Bravo de Esmolfe”.

“Esta maçã é originária da espécie Malus Domestica Borkh da região delimitada que compreende os concelhos do distrito da Guarda, Castelo Branco e Viseu. Optámos ainda por recorrer a matéria-prima de produtores da região delimitada de Trás-os-Montes, designadamente Lamego e Armamar“, adianta o empresário, destacando “o intenso e agradável aroma floral da espécie, a sua polpa branca e sucosa, além do elevado teor de açucares que fazem dela a base de excelência para um espumante de sidra“.

Salim Karmali calcula que os rendimentos da maçã na produção de base para o espumante oscilem entre os 60% e os 70%”.

Para conseguir esta inovadora e arrojada bebida, os irmãos contam com o apoio técnico de alguns dos maiores enólogos especialistas na produção de vinhos espumantes. “Esta bebida é concebida através do tradicional método clássico de fermentação em garrafa, conhecido como Champenoise, e exige um estágio mínimo de nove meses ao sabor do clima transmontano”, resume o empresário.

Para já, a Brava Centenarium está disponível em quase duas centenas de restaurantes, lounges da região Centro e Norte (Coimbra, Aveiro, Porto e Braga), e em garrafeiras e lojas da especialidade. E também está “estrategicamente posicionado” em alguns hipermercados, como Intermarché (Cantanhede), E.Leclerc (Lamego ou Braga) e El Corte Inglés”, adianta o empresário. No segmento online, os produtos da Centenarium podem ser adquiridos em www.centenarium.pt.

Com um teor alcoólico de 12%, a Brava Centenarium vai ter, em junho deste ano, “uma réplica na Brava Noir Centenarium, numa versão que preserva todas as características da primeira apenas com menos presença de taxa de alcoolemia – 10,5% -, indo ao encontro do paladar dos mais jovens e das novas tendências de consumo que pedem bebidas com cada vez menos teor de álcool”, anuncia Salim Karmali.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Das maçãs DOP ao espumante de sidra, com dois milhões de investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião