Esmagadora maioria dos portugueses quer menos impostos sobre os combustíveis

  • ECO
  • 20 Abril 2022

Sondagem revela que 91,8% dos inquiridos defende que o Governo deveria baixar os impostos sobre os combustíveis. Quase 80% entende que a escalada de preços se deve também a erros de governação.

A grande maioria dos portugueses (91,8%) defende que o Governo deveria baixar os impostos sobre os combustíveis, de modo a permitir preços mais em conta para os consumidores, segundo uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã (acesso pago). Apenas 3,9% dos 608 inquiridos se mostraram contra um corte na tributação sobre gasóleo e gasolina.

Além disso, 78% entende que a escalada de preços se deve a erros de governação e não apenas à guerra na Ucrânia, enquanto 15,6% culpam o conflito. A maioria (84,9%) defende ainda que o Executivo deveria adotar mais medidas para diminuir as consequências do custo dos combustíveis.

Entre as várias medidas anunciadas recentemente pelo Governo para mitigar as sucessivas subidas de preços constam a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que torna o imposto equivalente à descida do IVA para 13%, a devolução da receita adicional de IVA via ISP e a suspensão da subida da taxa de carbono até final do ano. Em discussão em Bruxelas, está ainda uma baixa do IVA dos combustíveis, mas a proposta não está a reunir consenso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esmagadora maioria dos portugueses quer menos impostos sobre os combustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião