Huawei Portugal entrega 50 bolsas universitárias. Investimento total é de 250.000 euros

O programa de bolsas universitárias da Huawei Portugal recebeu a candidatura de mais de 3.000 estudantes e envolveu um investimento de 250.000 euros por parte da empresa.

A primeira edição do programa de bolsas universitárias da Huawei Portugal, que implicou um investimento total de 250.000 euros e recebeu a candidatura de mais de 3.000 estudantes provenientes de todo o território continental e ilhas, consagrou o desempenho académico de 50 estudantes do ensino superior das áreas da engenharia e tecnologia. A cerimónia ocorreu na Estufa Fria, em Lisboa, e contou com a presença de Elvira Fortunado, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Percorra a fotogaleria da cerimónia que ocorreu na Estufa Fria, em Lisboa:

“Este programa de bolsas universitárias é uma oportunidade única para quem quer investir no seu futuro, e os estudantes aqui reconhecidos serão os líderes de amanhã”, considera Tony Li, CEO da Huawei Portugal, citado em comunicado.

“A aposta na educação e na capacitação de profissionais em áreas como a engenharia e a tecnologia tem sido determinante para a afirmação do país à escala global, principalmente num momento em que a transição digital é uma realidade incontornável, sobretudo para aquelas e aqueles que querem posicionar-se no pelotão da frente”, acrescenta Luisa Ribeiro Lopes, presidente do .PT, entidade parceira desta iniciativa.

É precisamente através de programas como este impulsionado pela Huawei que também se torna possível concretizar uma das prioridades do país, em concreto o investimento no desenvolvimento de competências para responder à transição digital.

Elvira Fortunato

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Entre os 50 bolseiros encontram-se estudantes com diversos graus académicos, da licenciatura ao doutoramento, com especial incidência para a licenciatura (40% dos alunos) e para jovens entre os 18 e os 23 anos (72%). Dos vários cursos existentes nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), os de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica de Computador e Engenharia Informática alcançam a maioria, com 28 estudantes no total.

Face aos resultados alcançados por esta iniciativa da Huawei Portugal, Elvira Fortunato dirigiu algumas palavras aos bolseiros: “É precisamente através de programas como este impulsionado pela Huawei que também se torna possível concretizar uma das prioridades do país, em concreto o investimento no desenvolvimento de competências para responder à transição digital”.

A governante relembrou ainda que a iniciativa da empresa tecnológica merece especial destaque não só por “investir no apoio à capacitação das gerações do futuro” em áreas no âmbito das engenharias e da tecnologia, mas também “por respeitar o princípio da paridade do género”, com a atribuição de metade das bolsas a jovens estudantes do sexo feminino.

O Programa de Bolsas Universitárias da Huawei Portugal foi planeado em estreita colaboração com o .PT e contou, ainda, com a contribuição do INCoDe.2030 e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género, bem como com os apoios do Portugal Digital e da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei Portugal entrega 50 bolsas universitárias. Investimento total é de 250.000 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião