Huawei dá mais um passo na diversidade e inclusão. Junta-se à “Aliança para a Igualdade nas TIC”

A tecnológica assinou um acordo para a adesão à "Aliança para a Igualdade nas TIC", uma iniciativa governamental recentemente lançada no âmbito do programa "Engenheiras por um dia".

Depois da “Summer School for Female Leadership in the Digital Era”, do programa de bolsas universitárias e de uma série de outras iniciativas estratégicas que visam impulsionar a representação feminina no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a Huawei dá agora mais um passo para consolidar o seu compromisso no campo da igualdade de género. A tecnológica assinou um acordo para a adesão à “Aliança para a Igualdade nas TIC”.

“É mais uma prova de que a Huawei está inquestionavelmente empenhada em contribuir para a criação de uma era digital mais inclusiva”, refere Toni Li, CEO da Huawei Portugal, em comunicado, comentando a adesão à iniciativa promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.

“Queremos fazer parte da solução e, por isso, procuramos partilhar o nosso know-how e colaborar com todas as partes interessadas no sentido de esbater as diferenças que ainda se verificam entre os géneros não só no acesso à educação, como ao mercado de trabalho”, continua.

Da esquerda para a direita: Diogo Madeira da Silva, head of public affairs & communications da Huawei Portugal, Margarida Mateus, coordenadora do projeto “Engenheiras por Um Dia”, Tony Li, CEO da Huawei Portugal, Rosa Monteiro, secretária de Estado para a cidadania e igualdade, e Sandra Ribeiro, presidente da comissão para a cidadania e a igualdade de género.

Presente na cerimónia de assinatura do protocolo, Sandra Ribeiro, presidente da comissão para a cidadania e igualdade de género, fez questão de salientar que “é determinante que os agentes económicos se juntem a estas iniciativas, para que a igualdade de género seja uma realidade no mais curto espaço de tempo em Portugal”.

A “Aliança para a Igualdade nas TIC” vem formalizar a rede de parcerias do programa “Engenheiras por Um Dia”, tendo em vista a promoção da inclusão digital das mulheres e da respetiva participação nas engenharias e nas tecnologias, estruturando formas de cooperação e de divulgação do trabalho realizado.

A iniciativa combate diretamente a desigualdade de género vigente no nosso país no campo das TIC: em Portugal, as mulheres especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação representam apenas 1,8% do emprego total, face a 6,2% entre os homens.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei dá mais um passo na diversidade e inclusão. Junta-se à “Aliança para a Igualdade nas TIC”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião