Huawei escolhe Portugal para primeira edição da “Summer School For Female Leadership In The Digital Age”

O objetivo é reconhecer o potencial do talento feminino no âmbito das TIC, bem como apoiá-lo de forma proativa, capacitando a nova geração a liderar a revolução tecnológica.

A Huawei escolheu Portugal para acolher a primeira edição da “Summer School for Female Leadership in the Digital Age”, iniciativa pioneira que decorre até 27 de agosto, em Lisboa. O objetivo é reconhecer o potencial do talento feminino no âmbito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), bem como apoiá-lo de forma proativa, capacitando a nova geração a liderar a revolução tecnológica.

“É mais um passo na aproximação entre o público feminino e a tecnologia, estudantes e empresas, que proporcionará a todo o universo académico e às gerações seguintes, uma maior equidade entre homens e mulheres nas áreas das TIC”, afirma Diogo Madeira da Silva, head of public affairs & communication da Huawei Portugal, citado em comunicado. “Receber a primeira edição deste evento em Portugal é, para nós, motivo de orgulho e resultado do posicionamento num mercado cada vez mais inclusivo, mediante inúmeras ações e parcerias estratégicas.”

Com o intuito de mudar o atual paradigma, a Huawei avançou com a criação desta summer school, tendo para esse efeito aberto um concurso que recebeu mais de 1.200 candidaturas de estudantes de toda a União Europeia. “Um júri composto por personalidades de reconhecido prestígio europeu e presidido pela eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, selecionou 27 participantes provenientes de todos os estados-membros, as quais vão receber uma bolsa integral que cobrirá a totalidade dos custos associados à sua participação, de forma a garantir a igualdade de oportunidades”, refere a Huawei em comunicado.

O objetivo do encontro passa por contribuir para a criação de uma era digital mais inclusiva, bem como para a construção de uma plataforma através da qual os líderes de amanhã possam estabelecer laços, partilhar experiências e apoiar-se, seguindo o espírito europeu de cooperação e solidariedade.

“Através destes projetos é possível percebermos a realidade das mulheres que trabalham em tecnologia não só em Portugal, mas também na Europa, e assim responder da melhor forma às necessidades e aos desafios identificados”, diz Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), uma das entidades institucionais que apoia a iniciativa.

O evento conta também com o apoio do programa INCoDe.2030, cujo objetivo é, até 2030, colocar Portugal ao nível dos países europeus mais avançados na dimensão digital. “Para atingir essa meta, é necessário estimular várias competências, nomeadamente a transição digital assente na promoção da igualdade de género, tendo em vista o aumento da participação das mulheres nesta área”, refere Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora-geral do INCoDe.2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei escolhe Portugal para primeira edição da “Summer School For Female Leadership In The Digital Age”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião