Direto Rússia entrega a Kiev proposta de acordo e aguarda resposta

  • ECO
  • 20 Abril 2022

O porta-voz do Kremlin disse que a Rússia apresentou à Ucrânia uma proposta de acordo que explicita os seus pedidos no âmbito das conversações de paz e que aguarda a resposta de Kiev.

Em conferência de imprensa, Dmitri Peskov indicou que o documento contém “formulações absolutamente claras e desenvolvidas”. “A bola está no seu campo [da Ucrânia], esperamos por uma reposta”, acrescentou.

O porta-voz da Presidência russa não forneceu mais detalhes nem especificou qualquer prazo para esta resposta, tendo responsabilizado a Ucrânia pelo lento progresso nas negociações e criticado que Kiev se desvia constantemente de acordos previamente confirmados.

Também esta quarta-feira, a Rússia fez um novo ultimato às forças ucranianas estacionadas na fábrica Azovstal, em Mariupol, para largarem as armas, depois de nenhum dos elementos se ter rendido nas duas horas estabelecidas por Moscovo na terça-feira.

O Presidente ucraniano voltou a pedir mais armas. Na sua mensagem diária na televisão, Volodymyr Zelensky sublinhou ainda que “o exército russo está, com esta guerra, a inscrever-se para sempre na história mundial como o Exército mais bárbaro e desumano do mundo”.

O FMI, que prevê uma contração de 35% da economia ucraniana este ano, considera que o uso de moedas digitais não permite a países, empresas ou indivíduos contornarem de forma massiva as sanções internacionais, como as impostas à Federação Russa, disse a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

Os preços do petróleo recuperam esta quarta-feira após as perdas registadas na sessão anterior, com as preocupações com a oferta mais apertada da Rússia e da Líbia a dominar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia entrega a Kiev proposta de acordo e aguarda resposta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião