EUA foi o país que mais apoio enviou à Ucrânia. Portugal está em 21º

O governos da União Europeia e do G7 já doaram cerca de 13 mil milhões de euros em ajuda humanitária, militar e financeira à Ucrânia. Deste total, Portugal doou 9 milhões em ajuda militar.

No primeiro mês da invasão russa à Ucrânia, os governos da União Europeia (UE) e do G7 já doaram cerca de 13 mil milhões de euros ao país liderado por Volodymyr Zelensky para ajuda humanitária, militar e apoio financeiro. Os Estados Unidos foram o país que mais contribuiu para esse apoio, com 7,6 mil milhões. Já Portugal disponibilizou 9 milhões de euros para ajuda militar.

Entre 24 de fevereiro e 27 de março de 2022, foram doados cerca de 13 mil milhões de apoio humanitário, militar e financeiro à Ucrânia pelos governos da UE e dos países pertencentes ao G7 para fazer face à invasão à Ucrânia desencadeada por Vladimir Putin, segundo dados do Kiel Institute for The World Economy.

Entre os 31 países analisados (os 27 Estados-membros e (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Japão), o maior montante foi doado pelos Estados Unidos, num total de 7,6 mil milhões de euros, dos quais 4,366 mil milhões foram em ajuda militar. “É particularmente impressionante que a UE forneça menos ajuda do que os EUA, apesar de esta ser uma guerra europeia e de a UE ter uma capacidade financeira semelhante à dos EUA (o PIB total da UE é apenas ligeiramente inferior ao norte-americano)”, sinaliza o documento. Contas feitas, só os Estados Unidos doaram mais de 50% do montante total.

Quanto ao apoio concedido pela União Europeia este totaliza os 6,3 mil milhões de euros, dos quais 2,9 mil milhões através de compromissos bilaterais, 1,4 mil milhões através da Comissão Europeia e do Conselho Europeu e dois mil milhões através do Banco Europeu de Investimento (BEI). o Reino Unido, Canadá e o Japão doaram, no seu conjunto, cerca de mil milhões de euros.

Entre os países europeus, a Polónia foi responsável pela maior fatia ((963 milhões de euros), “através de um compromisso financeiro sob a forma de uma linha de swap de moeda do banco central”, seguida do Reino Unido (721 milhões), Alemanha (492 milhões), França (416 milhões) e Itália (260 milhões), sublinha o relatório.

Quanto a Portugal está na 21ª posição entre os 31 países analisados pelo World Economy’s Ukraine Support Tracker, tendo doado cerca de 9 milhões de euros em ajuda para equipamento militar à Ucrânia, desde que o conflito começou e até 27 de março. Ainda assim, a Irlanda é o país europeu que menos doou (111.465 euros), seguido pela Eslovénia (163 mil euros), Chipre (359.026 euros) e Malta (1.150.000).

EUA doaram um montante quase quatro vezes superior aos restantes países para ajuda militar

No que toca especificamente ao apoio militar, os Estados Unidos voltam a estar em destaque, tendo doado 4,366 mil milhões de euros para o efeito, face aos restantes 1,216 mil milhões disponibilizados pelos restantes 30 países ocidentais (este montante não inclui o Fundo Europeu para a Paz, que ascende a mil milhões de euros). Contas feitas, é um valor quase quatro vezes superior face ao doado pelos restantes países.

“É igualmente surpreendente que o pequeno país da Estónia tenha oferecido mais ajuda militar aos Ucrânia do que todas as grandes economias da UE”, sinaliza ainda o relatório elaborado pelo World Economy’s Ukraine Support Tracker. O país liderado por Kaja Kallas doou a 220 milhões de euros para a compra de equipamentos militares, como mísseis dardos ou munições.

Este montante representa quase 0,8% do PIB do país e em termos absolutos é também superior ao doado pelo Reino Unido (204 milhões de euros), por Itália (150 milhões de euros), pela Suécia (126 milhões) e pela Alemanha (119 milhões).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA foi o país que mais apoio enviou à Ucrânia. Portugal está em 21º

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião