Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afasta recurso a armas nucleares na Ucrânia

  • ECO
  • 19 Abril 2022

Titular da pasta dos Negócios Estrangeiros na Rússia negou esta terça-feira que o Kremlin esteja a planear usar armas nucleares na Ucrânia. Sergei Lavrov falou ainda numa nova fase da guerra.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia garantiu esta terça-feira que o Kremlin só usará armas convencionais na Ucrânia, descartando deste modo a existência de planos para recorrer ao arsenal nuclear contra aquele país.

A resposta do governante russo surgiu durante uma entrevista à estação televisiva India Today esta terça-feira, depois de Sergei Lavrov ter sido questionado sobre a hipótese de a Rússia recorrer a armas nucleares nesta guerra.

A posição de Lavrov, citada pela Bloomberg, representa uma das declarações mais categóricas de responsáveis russos acerca deste assunto. Mas a agência nota que o ministro dos Negócios Estrangeiros não é diretamente responsável pelas decisões que envolvam as forças armadas russas.

Os serviços secretos ocidentais têm exibido preocupação com a possibilidade de a Rússia vir a recorrer a armas nucleares táticas durante a guerra na Europa, ou outras com capacidade mais limitada. Vladimir Putin, Presidente russo, também tem feito ameaças nesse sentido desde o início da invasão em 24 de fevereiro, que a Rússia entende tratar-se apenas de uma operação militar especial.

Na entrevista, Lavrov confirmou também que a guerra na Ucrânia entrou numa nova fase. Esta segunda-feira, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também tinha alertado que o Kremlin deu início à ofensiva na região de Donbas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afasta recurso a armas nucleares na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião