UE exportou mais 12,3 mil milhões de euros em vacinas Covid do que comprou ao exterior
Em 2021, as exportações de vacinas contra a Covid-19 para fora da UE superaram as importações para o território comunitário em 12,3 mil milhões de euros.
As importações de vacinas contra a Covid-19 para a União Europeia (UE) ascenderam a 7,8 mil milhões de euros em 2021, enquanto as exportações de vacinas para fora do território comunitário atingiram um total de 20,1 mil milhões de euros, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.
No ano passado, as importações para Estados-membros da UE de vacinas contra o coronavírus vieram predominantemente da Suíça (65%) e dos EUA (29%). As restantes doses chegaram ao bloco vindas da China (3%), da África do Sul (2%) e do Reino Unido (1%).
Já as exportações de vacinas da UE para países não-membros destinaram-se, sobretudo, ao Japão (21%), ao Reino Unido (14%), à Coreia do Sul (6%) e também a outros países asiáticos (24%). Em menor número, os 27 também exportaram para a Turquia e a Austrália (5% para ambos) e para as regiões de África (7%), América do Norte (6%), América do Sul (5%) e outros países não discriminados (6%).
Entre os Estados-membros, a Bélgica, a Alemanha e a Espanha foram simultaneamente os maiores exportadores e os maiores importadores de vacinas contra a Covid-19, tanto para dentro como para fora da UE. A Bélgica exportou 61% do total da UE, enquanto a Alemanha e a Espanha exportaram, respetivamente, 21% e 11%. Nas importações, a Alemanha (30%) e a Espanha (21%) superaram a Bélgica (14%).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE exportou mais 12,3 mil milhões de euros em vacinas Covid do que comprou ao exterior
{{ noCommentsLabel }}