Covid-19: Evusheld reduz risco de morte e doença grave

  • Servimedia
  • 23 Abril 2022

Os resultados do estudo PROVENT revelam que o fármaco Evusheld, da AstraZeneca, reduz o risco de Covid-19 sintomático, sem doença grave ou mortes relacionadas, durante pelo menos seis meses.

Um ensaio realizado para o estudo PROVENT concluiu que a terapia combinada com os dois anticorpos de ação prolongada – tixagevimab e cilgavimab – presentes no fármaco Evusheld, da AstraZeneca, reduziu significativamente o risco de Covid-19 sintomático, sem doença grave ou mortes relacionadas, durante pelo menos seis meses, noticia a Servimedia.

De acordo com os resultados, a combinação de anticorpos mostrou uma redução do risco de desenvolvimento de Covid-19 sintomático em 77% numa primeira análise e 83% na análise de acompanhamento durante seis meses, em comparação com o placebo. Além disso, não houve casos de doenças graves ou mortes relacionadas com a Covid-19 no grupo Evusheld durante o acompanhamento dos seis meses.

“Estes dados somam-se à crescente evidência que apoia o uso do medicamento para ajudar a prevenir a Covid-19 sintomática e grave, especialmente naqueles que não podem responder adequadamente à vacinação e necessitam de proteção adicional”, referiu Mene Pangalos, vice-presidente executivo de I&D em biofarmacêutica na AstraZeneca, citado pela Servimedia.

Mais de 75% dos participantes no estudo tinham comorbilidades que os colocavam em alto risco de desenvolver um estado grave da doença Covid-19, caso fossem infetados, incluindo pessoas imunocomprometidas e que podem ter uma resposta imunológica inadequada à vacinação. Estes incluem pessoas com imunodeficiências, pessoas com transplantes de órgãos ou pacientes com cancro tratados com medicamentos que inibem a sua capacidade de gerar imunidade ao antigénio administrado com vacinas.

O Evusheld é o único medicamento indicado para a prevenção da Covid-19 em doentes imunocomprometidos e está disponível em Espanha desde dezembro, ao abrigo de uma autorização de utilização temporária concedida pela Agência Espanhola de Medicamentos (AEMPS). O fármaco foi aprovado para comercialização na Europa a 28 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: Evusheld reduz risco de morte e doença grave

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião