Preços do petróleo baixam perante possibilidade de novas restrições na China

  • Lusa
  • 25 Abril 2022

A situação da pandemia na China impactou a negociação do barril de Brent para entrega em junho, a referência europeia, com a cotação a descer esta manhã para 101,84 dólares.

Os preços do petróleo oscilaram esta segunda-feira com a perspetiva de uma menor procura na China, o maior importador de crude a nível mundial, onde as autoridades enfrentam um ressurgimento da pandemia da covid-19.

A possibilidade de confinamentos no país, que impedirão a atividade industrial e viagens, impactou a negociação do barril de Brent para entrega em junho, a referência europeia, em 4,51%, para 101,84 dólares, segundo a Efe.

Já a referência norte-americana, o barril da West Texas Intermediate (WTI), para entrega no mesmo mês caiu cerca de 4,55% para 97,43 dólares.

“O ânimo do mercado sofreu com a situação na China, onde a pandemia da covid-19 está a piorar”, afirmou o analista da XTB Walid Koudmani, citado pela Efe.

Apesar de quase todos os 25 milhões de habitantes de Xangai estarem confinados desde o início de abril, os investidores temem que um cenário semelhante em Pequim, onde o número de casos detetados está a aumentar.

“Como a China é a segunda maior economia do mundo, isto tem um efeito direto no mercado das matérias-primas”, acrescentou o analista.

A procura chinesa de certos tipos de combustível, como gasolina, gasóleo ou combustível de aviação, caiu 20% este mês face ao mesmo período do ano passado, segundo a Bloomberg.

Segundo o analista do Commerzbank Carsten Fritsch, “é pouco provável que os preços do petróleo caiam muito mais”, uma vez que a produção russa continua a diminuir e a produção foi retomada em alguns locais na Líbia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do petróleo baixam perante possibilidade de novas restrições na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião