Descida das temperaturas na Europa ameaça dar impulso aos preços do gás natural

A procura por gás natural deverá aumentar nos próximos dias devido à descida de temperaturas, o que pode levar a uma subida dos preços deste combustível na Europa.

A procura por gás natural na Europa deve subir nos próximos dias, face às perspetivas de descida das temperaturas no continente, o que pode impulsionar os preços deste combustível. O gás natural é usado por muitas famílias europeias para aquecimento.

Os futuros do Dutch TTF Gas para entrega em maio estão a recuar 1,44%, para 91,5 euros por MWh, apesar de já terem estado a subir quase 2% esta manhã, segundo a Bloomberg.

Preço do gás natural na Europa desde o início de novembro:

Fonte: Barchart

As encomendas de gás russo através da Ucrânia continuam muito abaixo dos níveis registados no início de abril, escreve a agência. A ligação Yamal-Europa da Rússia continua a enviar gás da Alemanha para a Polónia, no sentido inverso do trajeto normal. Enquanto isso, o abastecimento da Noruega está cerca de 10% abaixo da média do mês passado, de acordo com a operadora Gassco AS.

Estima-se que a procura por gás natural aumente na próxima semana, já que se esperam temperaturas abaixo da média na maior parte da Europa, o que levará a um maior consumo de gás devido a equipamentos de aquecimento.

A insistência da Rússia em ser paga em rublos pelo gás natural que fornece ao continente europeu está no centro das atenções dos investidores, depois de a União Europeia ter afirmado que o novo mecanismo de pagamento viola as sanções aprovadas contra Moscovo. A Uniper SE, uma das maiores compradoras de gás à Rússia, indicou que é possível fazer pagamentos em euros e continuar em conformidade com as exigências de Moscovo.

O aumento dos fluxos de gás natural liquefeito tem ajudado a aliviar as preocupações, com as importações do noroeste da Europa a caminho de atingirem os níveis recordes vistos em janeiro, refere também a Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descida das temperaturas na Europa ameaça dar impulso aos preços do gás natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião