UE avisa Elon Musk sobre planos de moderação no Twitter

Comissário da UE recorda Elon Musk que existem regras, após ser fechado acordo para a compra da Tesla. Musk tinha planos para relaxar a moderação de conteúdo.

Depois de Elon Musk fechar acordo para a compra do Twitter, a Comissão Europeia vem avisar o dono da Tesla que a rede social terá que cumprir as novas regras digitais da União Europeia (UE) quando estiver sob a sua alçada, nomeadamente relativas à moderação de conteúdo. Se não o fizer, arrisca multas pesadas ou até mesmo uma proibição.

Na sequência do negócio, que é avaliado em 44 mil milhões de dólares e se espera que seja concluído mais perto do final do ano, Thierry Breton, comissário da UE para o mercado interno, disse ao Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês) que Musk deve seguir as regras para moderar conteúdo ilegal e prejudicial online.

O comissário sinaliza que a UE está aberta a receber todos, mas seguindo as condições que estão definidas pelo bloco. Breton diz assim saber o que dizer ao multimilionário: “Elon, existem regras. É bem-vindo, mas estas são as nossas regras. Não são as suas regras que se aplicam aqui.”

Estes comentários chegam poucos dias depois de Bruxelas aprovar uma nova legislação que forçará as “Big Tech” a monitorizar de forma mais agressiva o conteúdo online. Já Musk sinalizou ter planos para relaxar as políticas de moderação de conteúdo da rede social, descrevendo-se como um “absolutista da liberdade de expressão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE avisa Elon Musk sobre planos de moderação no Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião