Frente Comum marca manifestação para 20 de maio

A concentração vai ocorrer na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, às 15 horas.

A Frente Comum vai avançar com uma manifestação a 20 de maio, anunciando na página oficial que será o dia de “Luta Nacional”. A concentração irá ocorrer na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, às 15 horas, sendo acompanhada de greves de 24 horas. O sindicato reivindica o aumento geral dos salários e dignificação das carreiras.

Nesta manifestação, os trabalhadores da Administração Pública vão também defender os serviços públicos, pedir a revogação do SIADAP e a correção da Tabela Remuneratória Única. A Frente Comum já entregou uma proposta reivindicativa ao primeiro-ministro a semana passada, que contempla estas questões.

O Governo já teve também as primeiras reuniões com os sindicatos da Função Pública na semana passada, mas o sentimento geral à saída foi de deceção, nomeadamente devido aos aumentos salariais deste ano. As estruturas sindicais defendem que o salário deverá ser atualizado face à inflação que se tem verificado, mas o Executivo mantém os 0,9% definidos já no ano passado.

Já para os próximos anos, o Governo comprometeu-se a retomar as atualizações anuais nos salários da Função Pública. No entanto, adiantou que a inflação não será o único indicador a ditar o valor. Fatores como a avaliação da natureza da inflação, o sucesso das medidas tomadas e a situação do país também vão pesar, segundo explicou a ministra da Presidência, que tem agora a tutela desta área.

(Notícia atualizada às 15h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frente Comum marca manifestação para 20 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião