Indústria desconfia dos efeitos do acordo ibérico no gás natural

Cerâmica, têxtil e fabricantes de componentes automóveis elogiam, mas destacam que limites ao preço do gás natural correspondem apenas a um dos indexantes da formação do preço da eletricidade.

O acordo ibérico para limitar o preço do gás natural é bem visto pelas indústrias, mas os efeitos são limitados. Esta é a mensagem passada ao ECO pelos líderes das associações empresariais da cerâmica, do têxtil e vestuário, e dos fabricantes de componentes para automóveis, em reação à aprovação da Comissão Europeia da proposta conjunta de Portugal e Espanha para fixar o preço médio do gás natural nos 50 euros por MWh (megawatt-hora) durante um ano.

“Parece-me um acordo muito positivo e que resulta de um bom trabalho dos dois Governos”, destaca o líder da ATP – Associação do Têxtil e Vestuário de Portugal. Mário Jorge Machado acredita que o custo da produção da eletricidade “será mais baixo” e que “todas as indústrias vão ficar a ganhar”.

O dirigente associativo lembra que o gás natural está “cinco a seis vezes mais caro do que há um ano”. Fileiras como as das fiações e das tecelagens têm sido as mais penalizadas pelo “choque elétrico” vivido nos últimos meses — e que foi agravado com a guerra na Ucrânia. Com esta proposta, acredito o presidente da ATP, este setor “pelo menos não terá prejuízo”.

Do lado da indústria da cerâmica, José Luís Sequeira também aponta para uma “medida que faz todo o sentido”, mas com efeitos limitados. “Trata-se apenas de um limite a um dos indexantes da formação do preço de eletricidade, que lhe dá alguma estabilidade”, recorda o líder da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica.

Mesmo com o acordo ibérico, o responsável acredita que o setor da cerâmica vai continuar a viver uma situação “crítica”, pois os apoios já publicados para suportar o aumento do preço do gás são “manifestamente insuficientes” e “correspondem apenas ao acréscimo de custos de um mês”.

Há 15 empresas com as linhas de montagem praticamente paradas, mantendo apenas o canal de vendas a funcionar para escoar o stock.

José Luís Sequeira

Presidente da APICER

Na semana passada entrou em vigor o apoio ao aumento dos custos do gás para as empresas intensivas em energia, no valor de até 400 mil euros por cada entidade. A medida tem um orçamento de 160 milhões de euros, mas provoca um sentimento de injustiça no setor. “Uma empresa com maior consumo tem o mesmo tipo de apoios que uma entidade com menos consumo. Tem de haver proporcionalidade”, lamenta.

Nesta indústria, contabiliza o líder associativo, há ainda 15 empresas que estão com as linhas de montagem praticamente paradas, “mantendo apenas o canal de vendas a funcionar para escoar o stock”. “Quanto mais trabalharem as empresas, mais consomem e mais dinheiro perdem”, detalha José Luís Sequeira.

O cenário na indústria de componentes para automóveis é ainda mais dramático. “O acordo tem um efeito indireto, pois as nossas empresas não utilizam o gás como fonte primária de energia. Não temos sequer acesso às linhas de crédito”, desabafa José Couto.

O acordo tem um efeito indireto, pois as nossas empresas não utilizam o gás como fonte primária de energia.

José Couto

Presidente da AFIA

O líder da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel insiste na reposição do mecanismo de lay-off simplificado – o trabalhador recebe 100% do ordenado, suportado pela Segurança Social em 70%. “Mais do que baixar o défice, as empresas do setor não podem perder competitividade e trabalhadores”.

Um inquérito da CIP divulgado esta quarta-feira, que mostra os impactos da guerra na Ucrânia, evidencia que a reintrodução do regime de lay-off simplificado só colhe a preferência de 17% das empresas, quando questionadas sobre as medidas prioritárias que o Governo deveria optar nesta fase. Muito atrás da redução do IVA ou do ISP na área da energia (75%), dos apoios diretos às empresas mais atingidas (65%), de uma “intervenção nos mercados energéticos” (45%) ou de novas linhas de crédito com garantia do Estado (37%).

Durante a conferência de imprensa de apresentação deste estudo, questionado sobre este acordo ibérico, o vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal considerou-o uma “boa notícia”, embora tenha lembrado que a subida dos custos da energia já estava em marcha antes da guerra na Ucrânia. “O problema foi potenciado e teme-se que aumente mais se houver menor oferta. Mantendo-se ou aumento um pouco o nível de procura, o preço tende a subir”, receia Armindo Monteiro.

Costa Silva ouve queixas dos industriais

O novo ministro da Economia andou a ouvir as associações industriais nos últimos dois dias. António Costa Silva esteve no Norte do país para encontros de trabalho com vários setores: metalurgia e metalomecânica, fundição, indústria automóvel, setor elétrico, cortiça, indústria extrativa, moldes, calçado, cerâmica e conservas de peixe.

“António Costa Silva encontrou agentes motivados, mas apreensivos com o atual contexto económico, tendo demonstrado o total apoio do Governo em promover uma economia mais capacitada e resiliente, capaz de fazer face aos principais fatores que preocupam as empresas nacionais”, refere uma nota do gabinete do ministro, enviada esta quarta-feira às redações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria desconfia dos efeitos do acordo ibérico no gás natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião