Abanca cresce 22% no seguro automóvel no 1ºT

  • ECO Seguros
  • 3 Maio 2022

No negócio segurador, com produtos próprios desde o ano passado, o banco da Galiza cresceu 13,3% para 347 milhões de euros em volume de prémios, incluindo as soluções vida-risco.

O Abanca cresceu dois dígitos tanto no negócio de seguros como em consultoria, reforçando a contribuição destes segmentos para o lucro recorrente da instituição no primeiro trimestre (1ºT). Os prémios de seguros em geral, onde já “tem os seus próprios produtos, e os seguros de risco de vida cresceram 13,3% para 347 milhões de euros,” anunciou o banco sediado na Galiza.

Em termos de desempenho por segmento, “têm especial destaque” os próprios produtos, como é o caso do “crescimento de 22% nos prémios de seguro automóvel e 15% nos pagamentos protegidos,” indica a instituição que formou uma empresa conjunta de seguros com a CA Assurances.

Após estrear oferta própria no ramo automóvel em 2021, o banco salienta também o desempenho dos seguros empresariais e do risco de vida, “que cresceram 14% e 13%, respetivamente.” Com lucros de 81,2 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, correspondendo a uma subida em termos recorrentes de 13,2%, o banco espanhol explica o bom desempenho com a “capacidade de gerar receitas recorrentes” e a “otimização de custos”.

A margem financeira aumentou 4,4% para 171,3 milhões de euros, enquanto as comissões subiram 4% para 69,3 milhões, “impulsionadas pelo dinamismo na comercialização de ativos fora do balanço, que também aumentaram 11,1% nos últimos 12 meses”. O volume de negócio cresceu 9.400 milhões nos últimos 12 meses, superando os 107.000 milhões de euros. Os recursos totais de clientes aumentaram 11,0% para 61.920 milhões de euros, com os depósitos de clientes a crescerem, também em termos anuais, 11,0% para 49.438 milhões de euros.

O banco nota ainda que aumentou em 43,9% a sua base de clientes com maior vinculação nos últimos três anos, com particular incidência fora da Galiza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca cresce 22% no seguro automóvel no 1ºT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião