Seguradoras de Warren Buffett com quebra de 94% no resultado do 1ºT

  • ECO Seguros
  • 3 Maio 2022

Volume de prémios emitidos cresceu 2,6% no trimestre. Geico, principal subsidiária de seguros do grupo, cresceu cerca de 6% e gerou 55% da receita da Berkshire no negócio (re)segurador.

A Berkshire Hathaway (BRK) fechou o primeiro trimestre de 2022 com resultado líquido de 5,46 mil milhões de dólares, um declínio anual de 54% face aos 11,71 mil milhões de um ano antes, explicado por 1,58 mil milhões de perdas resultantes de reconciliação contabilística em investimentos e derivados, a inverterem ganhos que rondaram 4,7 mil milhões um ano antes. No entanto, a companhia presidida por Warren Buffett apresentou, para o trimestre, um resultado operacional praticamente estabilizado nos 7,04 mil milhões de dólares (cerca de 6,8 mil milhões de euros ao câmbio do dia).

De acordo com números do conglomerado diversificado (seguros e resseguro; transporte ferroviário e aéreo; indústria transformadora, eletricidade e gás, mobiliário, retalho, alimentar e serviços), o negócio segurador cresceu cerca de 1 000 milhões (desde 31 de dezembro) em responsabilidades assumidas através de contratos de seguro, elevando o float do negócio para perto de 148 mil milhões de dólares, indica a entidade norte-americana em comunicado.

No período reportado, as operações em (re)seguros obtiveram resultado de subscrição que evidencia quebra de aproximadamente 94% (47 milhões a comparar com 764 milhões de dólares no 1º trimestre de 2021), refletindo sobretudo um resultado negativo de 178 milhões na GEICO, companhia dedicada ao ramo automóvel com presença nos 50 estados da União (mais o Columbia District) e que, no trimestre, apesar de crescer 2,6% em prémios emitidos, registou agravamento de 89% no resultado da atividade de subscrição (rácio de perdas sobre prémios adquiridos), uma evolução explicada pelo peso dos descontos aplicados às apólices (no quadro do confinamento por conta da pandemia) e pela política de Giveback implementada pela seguradora, desenvolve o documento mais detalhado, dirigido a investidores e ao regulador financeiro (SEC).

A receita das operações em seguros (incluindo ganhos de investimento) ascendeu a 18,86 mil milhões de dólares (+5,7% do que no final de março de 2021), sendo que o volume de prémios emitidos pela Geico rondou 10,27 mil milhões, representando cerca de 55% do total da receita gerada no negócio segurador. Além da Geico, a atividade de seguros da BRK engloba a Berkshire Hathaway Primary Group (que agrega subsidiárias de linhas comerciais, seguros gerais, planos de saúde e benefícios de empresa) e o Berkshire Hathaway Reinsurance Group que, entre outras, agrupa resseguradoras como National Indemnity Company (NICO), General Reinsurance Corporation e a General Reinsurance AG (General Re).

Os números foram conhecidos a 30 de abril, data em que o presidente e CEO Warren Buffett (de 91 anos e há mais de 55 à frente da empresa) e o vice-presidente Charlie Munger (98 anos) reuniram com os acionistas (1ª vez em modo presencial após dois anos de encontros virtuais por culpa da Covid-19). Respondendo aos mais ansiosos na espera pelo dia da reforma dos dois líderes seniores da casa, a AG confirmou lucidez do presidente e do vice-presidente da companhia.

A assembleia geral anual da Berkshire Hathaway, um acontecimento na cidade onde reside o oráculo de Omaha (alcunha do investidor e filantropo multimilionário), abriu receção no CHI Health Center Arena na sexta-feira, para se estender pelo dia de sábado, e teve transmissão online e gravação vídeo assegurada pela CNBC. A próxima peregrinação ao Nebraska está agendada para 6 de maio de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras de Warren Buffett com quebra de 94% no resultado do 1ºT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião