Compensador de emissões ganha desafio de inovação da Santa Casa

Sétima edição do concurso de inovação social da Santa Casa de Lisboa deu prémio de 15 mil euros e bilhetes para a Web Summit aos projetos que ficaram no pódio.

A solução para compensação de emissões de dióxido de carbono AirCO2 foi a vencedora da sétima edição do concurso de inovação Santa Casa Challenge. A iniciativa gerida pela Casa do Impacto também atribuiu prémios ao segundo e terceiro classificados. O último lugar foi dividido entre dois projetos. Vencedora ganhou um prémio de 15 mil euros.

“Queremos apoiar os projetos mais inovadores que façam o uso da tecnologia para a resolução de problemas sociais/ambientais que sejam mais prementes em determinado momento — neste caso a educação para a transição digital e alterações climáticas, pois precisamos de capacitar a população hoje que ainda se encontra pouco informada relativamente a um dos maiores desafios da atualidade, dando também resposta às empresas e organizações, cada vez mais comprometidas com a sustentabilidade e o futuro do planeta”, adiantou Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, citada em comunicado de imprensa.

A AirCO2 recebeu um prémio de 15 mil euros para desenvolver o projeto, garantiu incubação gratuita na Casa do Impacto e ainda garantiu bilhetes para a Web Summit portuguesa, em novembro. Este projeto é uma solução que permite calcular, compensar e reduzir a pegada de carbono de empresas e organizações, através de inteligência artificial, em tempo real e de forma automática.

A Hephaesnus ficou no segundo lugar com uma solução para prevenir e aumentar a eficiência do combate a incêndios florestais, através de um dispositivo de prevenção e um projétil de combate à distância. Além da incubação gratuita, vai ter entrada gratuita na Web Summit.

O terceiro lugar ficou dividido entre o sistema para produção agrícola GrowIn e a ferramenta de ensino híbrido BeeBio. Os dois projetos vão receber bilhetes para a Web Summit.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compensador de emissões ganha desafio de inovação da Santa Casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião