Híbridos e elétricos superam vendas da gasolina até março na UE

Veículos com motor de combustão estão a perder quota de mercado e apenas representam pouco mais de metade das vendas no mercado europeu. Veículos totalmente elétricos duplicaram peso no mercado.

Compraram-se mais carros híbridos e elétricos do que apenas movidos a gasolina no primeiro trimestre de 2022 na União Europeia. A transição energética é notória nos dados de vendas de automóveis por energias, que foram publicados nesta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA, na sigla original).

Os dados já contemplam os efeitos da subida do preço do petróleo nos mercados internacionais – por culpa da guerra na Ucrânia – e respetivos efeitos na hora de abastecer os carros com gasolina ou com gasóleo.

Até março, a quota de mercado dos veículos híbridos e elétricos foi de 43,9%, o que compara com os 34,81% registados no primeiro trimestre de 2021. Em sentido contrário, o peso nas vendas dos veículos a gasolina baixou dos 40,77% para 35,97%.

Por matrículas, os veículos totalmente elétricos dispararam 53,4%, para 224.145; nos híbridos, o crescimento foi de 5,3%, para 563.030.

O crescimento da importância dos veículos eletrificados deveu-se, sobretudo, ao aumento das vendas de automóveis híbridos – de 20,89% para 25,06% – e de carros movidos exclusivamente a bateria – de 5,71% para 9,98%.

Também houve um aumento do peso das vendas de veículos híbridos plug-in – com tomada exterior de carregamento – dos 8,21% para 8,86%, mesmo que o número de matrículas tenha caído 5,3%.

Em sentido contrário, houve perda de vendas para os carros unicamente dependentes do combustível: o peso dos automóveis a gasolina baixou dos 40,77% para 35,97%; o gasóleo, outrora preferido nas escolhas dos consumidores, baixou a sua representatividade no mercado da UE, dos 22,09% para 16,83%.

Por unidades, a venda de veículos a gasolina baixou 22,6%, para 808.039; no gasóleo, o recuo foi mais expressivo (-33,2%), para 378.009.

No total, as vendas de carros na UE baixaram 12,3% nos primeiros três meses do ano, para 2,246 milhões de unidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Híbridos e elétricos superam vendas da gasolina até março na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião