Antiviral da Pfizer não atingiu as expectativas científicas

  • Servimedia
  • 6 Maio 2022

Os resultados de primeira linha do estudo da Fase 2/3 EPIC-PEP, que avaliou a eficácia da Pfizer Paxlovid na prevenção da covid-19, revelaram que o medicamento não produz os resultados desejados.

O medicamento Paxlovid, um antiviral da Pfizer, não conseguiu atingir o seu principal objetivo, que era reduzir significativamente o risco de infeção por covid-19 em adultos expostos ao vírus através do contacto doméstico, noticia a Servimedia.

Os resultados são do estudo da “Fase 2/3 EPIC-PEP”, realizado para perceber a eficácia do medicamento, que se veio a revelar pouco eficiente, informou a Pfizer. O Paxlovid reduziu o risco de infeção em 32-37% em comparação com placebo, o que fez com que não alcançasse um resultado de eficácia positiva para um maior progresso nesta via.

Embora estejamos desapontados com o resultado deste estudo em particular, estes resultados não afetam os dados de eficácia e segurança que vimos no nosso ensaio anterior para o tratamento de doentes com covid-19 em alto risco de desenvolver doenças graves”, alertou, no entanto, Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.

As possibilidades de prevenção pré-exposição permanecem, assim, com as vacinas e também com o antiviral Evusheld da AstraZeneca para pacientes imunocomprometidos que não respondem às vacinas.

Ainda assim, o Paxlovid está atualmente aprovado para utilização condicional ou de emergência em mais de 60 países para tratar doentes de alto risco covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antiviral da Pfizer não atingiu as expectativas científicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião