Banco de Portugal aplicou 2,8 milhões em coimas no primeiro trimestre

  • Lusa
  • 10 Maio 2022

Entre janeiro e março, o regulador aplicou 84 processos de contraordenação, num total de 2,861 milhões de euros em coimas.

O Banco de Portugal decidiu, no primeiro trimestre, 84 processos de contraordenação tendo aplicado coimas no valor total de 2,861 milhões de euros, dos quais 128 mil estão suspensos de execução.

Segundo a Síntese da atividade sancionatória do Banco de Portugal do primeiro trimestre de 2022, o regulador e supervisor bancário tomou decisões em 84 processos, dos quais 54 respeitam a infrações de natureza comportamental, 13 a infrações às regras em matéria de recirculação de numerário, 11 a infrações de natureza prudencial, quatro a infrações relacionadas com atividade financeira ilícita e dois a infrações a deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

“No contexto das decisões proferidas foram aplicadas coimas que totalizaram 2.861.000,00 euros (dois milhões oitocentos e sessenta e um mil euros), dos quais 128.750,00 euros (cento e vinte e oito mil setecentos e cinquenta euros) suspensos na sua execução”, refere o Banco de Portugal.

Ainda no primeiro trimestre de 2022, o Banco de Portugal instaurou 188 processos. Desses, 108 respeitam a infrações de natureza comportamental, 38 respeitam a infrações de natureza prudencial, 24 respeitam a infrações às regras em matéria de recirculação de numerário, oito a infrações às regras relativas ao funcionamento da Central de Responsabilidades de Crédito, seis respeitam a infrações a deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo e quatro a infrações relacionadas com atividade financeira ilícita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal aplicou 2,8 milhões em coimas no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião