Rio questiona conhecimento de Costa sobre acolhimento de ucranianos em Setúbal

Rui Rio salienta que "não foi desmentido que os serviços [de Informações de Segurança] não estivessem a seguir" a situação.

O presidente do PSD questiona qual era o conhecimento do primeiro-ministro sobre o acolhimento de ucranianos em Setúbal por cidadãos russos, sugerindo que António Costa deveria ter recebido informações do Serviço de Informações de Segurança (SIS). Rui Rio salienta que “não foi desmentido que os serviços não estivessem a seguir” a situação.

“É uma vergonha para o país que ucranianos, que estão a fugir da Rússia, cheguem a Portugal e sejam interrogadas justamente por pessoas ligadas ao regime do qual estão a fugir”, reitera Rui Rio, em conferência de imprensa transmitida pelas televisões. Tal representa um “grosseiro falhanço do Estado, que soma ao que aconteceu na Câmara Municipal de Lisboa”.

O líder social-democrata aponta que há responsabilidades a imputar ao Estado central, salientando que “temos um serviço de informações que estava a acompanhar a associação em causa”. “Esse serviço informou o Governo ou não?“, questiona, sendo que “informar significa informar o primeiro-ministro, que é quem tem a tutela”.

Se não informou, obviamente incumpriu funções e tinha de haver demissões por essa razão. Se cumpriu, e tudo leva a querer que sim, porque é que o primeiro-ministro, conhecedor da situação, aparentemente nada fez, ou então fez alguma coisa que não percebemos o que é”, atira Rio, sugerindo assim que António Costa pode ter tido conhecimento da situação.

Para Rio, é necessário esclarecer qual era o conhecimento das várias figuras, apontando que “quanto mais tempo o primeiro-ministro demorar a explicar, mais isto se vai arrastar e pior será para o Governo”. O presidente do PSD sublinha também que na audição, que vai decorrer esta quarta-feira ao conselho de fiscalização do SIS, este serviço “provavelmente vai dizer que nos relatórios que fiscalizou estavam lá informações destas”.

(Notícia atualizada às 20h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio questiona conhecimento de Costa sobre acolhimento de ucranianos em Setúbal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião