Alto Minho candidata projetos de 16,4 milhões para criar 377 camas para estudantes

  • Lusa
  • 12 Maio 2022

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e câmaras de Valença e Melgaço candidatam projetos de 16,4 milhões de euros ao Plano de Recuperação e Resiliência para criar 377 camas para estudantes.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e as Câmaras de Valença e Melgaço candidataram ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) projetos de 16,4 milhões de euros para criar 377 camas para estudantes.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, adiantou que uma das duas candidaturas promovidas pela instituição prevê a construção de uma nova residência universitária na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), na avenida do Atlântico, junto à Praia Norte, em Viana do Castelo.

O segundo projeto prende-se com a requalificação do centro académico do IPVC, situado no centro daquela cidade, “num investimento estimado em cerca de 1,5 milhões de euros”.

As nossas expectativas são elevadas, porque os projetos foram bastante bem classificados. Além disso, trata-se de uma necessidade urgente.

Carlos Rodrigues

Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Carlos Rodrigues justificou a intervenção com a “necessidade de melhoria das condições do alojamento dos estudantes”, afirmando que “há tipologias de quartos que já não se adequam à realidade atual”.

O responsável adiantou que os dois projetos promovidos pelo IPVC passaram, no final de abril, à segunda fase do processo de candidatura ao PRR, estimando a sua conclusão “até final de julho”.

Em causa está o concurso para apoio financeiro à construção, reabilitação e renovação de residências para estudantes do ensino superior, do PRR, para alargar a atual oferta de camas a preços acessíveis.

“As nossas expectativas são elevadas, porque os projetos foram bastante bem classificados. Além disso, trata-se de uma necessidade urgente”, afirmou, referindo-se à criação de alojamento para os estudantes.

Já as câmaras de Valença e Melgaço, em parceira com o IPVC, promoveram mais duas candidaturas para a construção de residências universitárias para os estudantes que frequentam a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) e a Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), respetivamente.

O projeto para criação de alojamento estudantil a custos acessíveis de Valença prevê a criação de 56 camas, num investimento de 1.812.600 euros.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara, o socialista José Manuel Carpinteira, disse que o município pretende “aumentar as condições para alguns dos alunos deslocados e bolseiros que estudam ou que possam vir a estudar na ESCE”, permitindo-lhes “o acesso a alojamento de qualidade a preços controlados”.

A nova residência universitária será dotada de “salas de refeição, biblioteca, salas de convívio e estudo, lavandarias, área de gestão e administrativa, sala de TV e jogos, estacionamento exterior e espaço exterior de convívio”.

José Manuel Carpinteira adiantou que o local destinado à residência “localiza-se numa zona estratégica do aglomerado urbano da cidade, que garante a proximidade à ESCE e, ao mesmo tempo, num raio de 200 metros permite o acesso a infraestruturas públicas, como ao pavilhão gimnodesportivo, piscina e biblioteca municipal”.

Ao “nível de acesso aos meios de transporte, o espaço encontra-se a uma distância de 10 minutos a pé da Estação Ferroviária de Valença e numa das principais vias de circulação de transporte público”, especificou.

O presidente da Câmara de Melgaço, o socialista Manoel Batista, adiantou que a candidatura do município prevê a reabilitação da escola primária de Prado e a sua adaptação às funções de alojamento estudantil, num investimento de 680 mil euros que criará 21 camas.

O programa de apoio do PRR prevê que os projetos sejam executados até março de 2026.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alto Minho candidata projetos de 16,4 milhões para criar 377 camas para estudantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião