Preço do petróleo cai 2% para os 112 dólares

Matéria-prima oscila entre ganhos e perdas, numa altura em que os Estados-membros ainda não chegaram a acordo para o sexto pacote de sanções à Rússia.

A alta volatilidade continua nos mercados petrolíferos internacionais. Os preços do petróleo oscilam entre ganhos e perdas, estando a cotar nos 112 dólares na Europa e 109 dólares nos Estados Unidos. Este desempenho acontece numa altura em que os Estados-membros ainda não chegaram a acordo para o sexto pacote de sanções à Rússia, que inclui um embargo ao “ouro negro” russo.

Às 19h34 de Lisboa, o Brent, que serve de referência às importações nacionais, recua 2,1% para 111,84 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, cai 2,07% para 111,84 dólares. Na sessão anterior, ambos tinham desvalorizado mais de 1%.

Este desempenho acontece numa altura em que os investidores esperam por uma proibição por parte da União Europeia ao petróleo da Rússia, o que deverá restringir ainda mais a oferta global de ouro negro. Bruxelas está a discutir os detalhes de um embargo ao petróleo russo, mas precisa da aprovação de todos os Estados-membros. Contudo, países como Eslováquia e Hungria estão a opor-se à esta medida.

Já a Bulgária pediu à Comissão Europeia a sua exclusão do planeado embargo à compra do petróleo russo, justificando que a sua única refinaria só pode processar este tipo de crude.

(Notícia atualizada às 19h35 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do petróleo cai 2% para os 112 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião