Direto Zelensky pede em Davos “sanções máximas” contra a Rússia

  • ECO
  • 23 Maio 2022

Presidente ucraniano apelou no Fórum de Davos para “sanções máximas” a Moscovo. Alto funcionário da Ucrânia diz que houve uma tentativa de assassinato "mal sucedida" contra Putin.

O Presidente ucraniano falou esta segunda-feira no Fórum de Davos, por videoconferência, onde pediu “sanções máximas” e “convincentes” contra a Rússia, mas também a suspensão de relações comerciais com aquele país. Já do lado de Moscovo, Vladimir Putin, citado pela Sky News, diz que o país está a “resistir muito bem” às sanções que têm sido impostas pelo Ocidente, mas que, neste momento, “tudo requer uma atenção especial”.

Esta segunda-feira, o chefe de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que houve uma tentativa de assassinato contra Vladimir Putin, mas que esta foi “mal sucedida”. “Houve uma tentativa para assassinar Putin. (…) Esta é uma informação não pública. Foi uma tentativa absolutamente mal sucedida, mas realmente aconteceu. Foi há cerca de dois meses”, disse Kyrylo Budanov, em entrevista ao canal ucraniano Ukrayinska Pravda.

Outra das notícia do dia foi a condenação do soldado russo de 21 anos a prisão perpétua por ter morto um civil desarmado. Vadim Shishimarin admitiu ter disparado contra o ucraniano Oleksandr Shelipov, de 62 anos, enquanto soldados russos entravam na vila de Chupakhivka, quatro dias após a invasão da Ucrânia. Foi o primeiro julgamento de crimes de guerra desde que a guerra começou.

Acompanhe os últimos desenvolvimentos ao minuto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky pede em Davos “sanções máximas” contra a Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião