Soros diz que Putin deve ser derrotado o mais rápido possível para “preservar civilização”

  • Lusa
  • 25 Maio 2022

O multimilionário norte-americano de origem húngara George Soros disse em Davos que o Presidente russo, Vladimir Putin, deve ser derrotado o mais rápido possível para "preservar a civilização".

O multimilionário norte-americano de origem húngara George Soros disse esta terça-feira, em Davos (Suíça), que o Presidente russo, Vladimir Putin, deve ser derrotado o mais rápido possível, porque é “a melhor e talvez a única maneira de preservar a civilização”.

“Devemos mobilizar todos os nossos recursos para que a guerra [na Ucrânia] termine logo”, afirmou Soros, no seu discurso durante o seu tradicional jantar com a imprensa no Fórum Económico de Davos.

O filantropo explicou que, “enquanto a guerra prossegue, a luta contra a mudança climática deve ficar em segundo plano”, observando que especialistas dizem que há um atraso e que as “alterações climáticas estão prestes a tornar-se irreversíveis”.

“Isto pode ser o fim da nossa civilização”, alertou.

Soros considera essa perspetiva “particularmente aterrorizante”. “A maioria de nós aceita a ideia de que, eventualmente, devemos morrer, mas damos como certo que a nossa civilização irá sobreviver”, realçou.

Para Soros, Vladimir Putin “sabe bem o quão vulnerável é a sua posição” e “parece ter reconhecido” o seu “terrível erro” ao invadir a Ucrânia, estando agora a “preparar terreno para negociar um cessar-fogo”.

No entanto, alertou, “o cessar-fogo é inatingível, porque não é confiável”. “Putin teria que iniciar negociações de paz, o que não fará, porque seria equivalente a renunciar”, frisou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Soros diz que Putin deve ser derrotado o mais rápido possível para “preservar civilização”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião