Lisboa lidera ganhos na Europa com Galp Energia a subir quase 4%

Lisboa lidera os ganhos da Europa, com o PSI a somar mais de 1%. A puxar pelo desempenho do índice de referência nacional está a Galp Energia, cujos títulos avançam quase 4%.

A bolsa de Lisboa arranca a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, caminhando para o sexto dia consecutivo de ganhos, naquele que é o ciclo mais prolongado de subidas desde o final de março. O sentimento positivo também é vivido entre as congéneres europeias, sendo que a Galp Energia dá um importante contributo para o avanço do PSI.

O europeu Stoxx 600 apresenta um ganho marginal à semelhança do francês CAC-40 e do britânico FTSE 100. O alemão DAX sobe 0,2% e o espanhol IBEX-35 soma 0,3%, enquanto Lisboa lidera os ganhos Europa, com o PSI a valorizar 1,31%, para 6.265,22 pontos.

O desempenho da Galp Energia destaca-se no índice de referência nacional, com a petrolífera a subir 3,96%, para 12,085 euros, beneficiando da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, referência para as importações nacionais, avança 0,4%, para 114,5 dólares.

No grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis soma 1,44% para 23,30 euros, enquanto a “casa mãe” avança 1,09% para 4,828 euros. Ao mesmo tempo, a REN valoriza 0,50% para 3,02 euros por ação, enquanto a GreenVolt sobe 1,42% para 7,15 euros.

Nota positiva ainda para os títulos do BCP, bem como das cotadas ligadas ao setor da pasta e do papel. As ações do BCP avançam 1,19% para 0.1866 cêntimos, um dia depois de as minutas divulgadas sobre a última reunião da Fed terem revelado que a maioria dos membros do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) apoia a continuação da subida dos juros diretores — a taxa de referência está entre 0,75% e 1% — nas reuniões agendadas para os próximos dois meses.

No setor da pasta e do papel, os títulos da Altri somam 1,55% para 5,89 euros, enquanto as ações da Navigator avançam 0,94% para 4,102 euros. Ao mesmo tempo, a Semapa valoriza 1,32% para 15,10 euros.

(Notícia atualizada pela última vez às 08h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa lidera ganhos na Europa com Galp Energia a subir quase 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião