Nas notícias lá fora: Apple, Duarte Cordeiro e pizas

  • ECO
  • 26 Maio 2022

A Apple vai subir os salários dos seus trabalhadores para 22 dólares por hora. Decretos de Portugal e Espanha sobre "exceção ibérica" para baixar preços da luz serão simétricos.

Os salários dos trabalhadores da Apple nos EUA vão aumentar para 22 dólares por hora, por causa da inflação. Os decretos de Espanha e Portugal para reduzir os preços da eletricidade serão absolutamente simétricos, segundo o ministro Duarte Cordeiro. O Governo britânico anunciou um pacote financeiro no valor de dez mil milhões de libras para ajudar as famílias a enfrentar a subida de preços. Saiba quais as notícias que marcam a atualidade internacional esta quinta-feira.

Financial Times

Apple sobe salários para fazer face à inflação

A Apple anunciou na quarta-feira que vai aumentar o salário dos seus trabalhadores nos EUA para 22 dólares por hora — ou mais, dependendo do mercado –, o que equivale a uma subida de 45% em relação aos níveis de 2018. Na base desta decisão estão a escalada da inflação, os esforços de sindicalização entre funcionários e o aumento da competitividade no mercado de trabalho. A fabricante do iPhone informou alguns trabalhadores que as suas revisões anuais seriam antecipadas em três meses e que os aumentos entrarão em vigor no início de julho.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

El Confidencial

Decretos de Portugal e Espanha para “exceção ibérica” vão ser semelhantes

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse, em entrevista ao El Confidencial, que os decretos de Espanha e Portugal para reduzir os preços da eletricidade, no âmbito da proposta ibérica, serão absolutamente simétricos. O plano, que aguarda a aprovação final da Comissão Europeia, prevê um mecanismo temporário (12 meses) para fixar o preço médio do gás nos 50 euros por MWh (megawatt-hora), o que permitirá dissociar os preços do gás e eletricidade na Península Ibérica. “Teríamos poupado 18% de janeiro a abril” com este plano, admite Duarte Cordeiro.

Leia a notícia completa no El Confidencial (acesso condicionado/conteúdo em espanhol).

BBC

Reino Unido avança com pacote de apoios às famílias

O Governo britânico vai avançar com um pacote de ajuda avaliado em dez mil milhões de libras para ajudar os britânicos a suportarem os aumentos dos preços na sequência da guerra na Ucrânia. Desde logo, as medidas deverão permitir que milhões de britânicos poupem na fatura da eletricidade. Segundo a BBC, o pacote será financiado com um novo imposto que incide sobre os lucros extraordinários das empresas energéticas.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre/conteúdo em inglês).

Cinco Días

Empresas de infraestruturas antecipam forte crescimento à boleia do 5G

Este ano será voltará a ser de forte crescimento para as grandes empresas de infraestruturas de telecomunicações, com a maioria a antecipar aumentos de receitas à boleia de novas aquisições e da implantação de serviços como o 5G. É o caso da espanhola Cellnex, presente em Portugal, que prevê para 2022 receitas entre 3.460 e 3.510 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

BFM Business

Setor da restauração em França inova para contratar pessoal

Se já antes da pandemia o setor da restauração enfrentava dificuldades para contratar profissionais, a pandemia de Covid-19 veio agravar as dificuldades. Por isso, os empregadores estão a apostar em novas estratégias para reter talento que incluem oferecer um ano de pizas grátis para quem conseguir encontrar o chef ideal, salários de 2.300 euros líquidos por mês com pagamento de horas extra e bónus sobre os lucros, ou um prémio de 1.000 euros a quem ajudar no processo de recrutamento.

Leia a notícia completa na BFM Business (acesso livre/conteúdo em francês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Apple, Duarte Cordeiro e pizas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião