Sustentabilidade. Autocarros a hidrogénio e vinhos da Sogrape premiados nos IRGAwards

Programa de sustentabilidade da Sogrape valeu-lhe o prémio Sustainability Initiative Award. CaetanoBus premiada com Transformation Award por autocarros elétricos à base de hidrogénio.

A Sogrape e a Caetanobus foram os vencedores dos prémios de sustentabilidade e transformação dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), uma iniciativa da Deloitte, que decorreu esta quinta-feira no Convento do Beato, em Lisboa.

O prémio é o reconhecimento de “percurso que já e só tem 80 anos, pelo respeito do planeta. O vinho vive e depende da terra. Por isso, a sustentabilidade é uma questão de sobrevivência”, afirmou Raquel Seabra, administradora da Sogrape, após receber o prémio que homenageou também Salvador Guedes, falecido em abril.

O programa Global de Sustentabilidade da empresa de vinhos valeu-lhe o Sustainability Initiative Award, que disputava com a emissão de dívida sustentável da Caixa Geral de Depósitos (a primeira do género a ser feita por um banco português) e o “Planeta Zero” da EDP (uma iniciativa que dá dicas de eficiência energética, ensina e incentiva, através de prémios, à prática de medidas e ações mais sustentáveis).

O programa premiado – que a Sogrape apresenta como o seu “propósito” – tem como objetivo tornar a operação da empresa mais sustentável de forma a “preservar, respeitar e proteger os locais e as comunidades onde” opera. Assente em três pilares que visam reduzir a pegada ambiental, potenciar a inovação através da investigação & desenvolvimento e melhorar as relações a nível local, o Programa Global de Sustentabilidade da empresa de vinhos foi o premiado este ano depois do título ter sido atribuído, na última edição, ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Paulo Marques, CTO da CaetanoBus.Hugo Amaral/ECO

Já o Transformation Award, que no ano passado caiu nas mãos da CTT pela criação de um marketplace digital de enfoque local, foi atribuído esta noite à Caetano Bus com o projeto ‘H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport’. A iniciativa que promove a investigação e desenvolvimento de um autocarro elétrico cuja energia provém de uma pilha de hidrogénio, estava na corrida ao título ao lado da Greenvolt e a Vista Alegre Atlantis.

“É o reconhecimento da jornada da Caetano Bus na mobilidade elétrica desde 2010 e na mobilidade a hidrogénio desde 2018”, reconheceu Paulo Marques, CTO da Caetano Bus.

Os dois prémios, que têm como objetivo reconhecer iniciativas que tenha tido impacto social e ambiental, foram introduzidos na edição do ano passado..

Os IRGAwards são uma iniciativa da Deloitte que há mais de três décadas distingue os maiores contributos na criação de um mercado de capitais mais eficiente, transparente e socialmente responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sustentabilidade. Autocarros a hidrogénio e vinhos da Sogrape premiados nos IRGAwards

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião