Avaliação bancária das casas dá maior salto de sempre e atinge novo recorde

Banca voltou a rever em alta os preços das casas pelo oitavo mês seguido, com a avaliação bancária das habitações a atingir um novo valor recorde de 1.356 euros por metro quadrado.

O valor das casas calculado pelos bancos na hora de conceder crédito deu o maior salto de sempre em abril. O valor médio de avaliação bancária na habitação para o total do país aumentou 25 euros no mês passado, fixando-se em 1.356 euros por metro quadrado, naquele que também é o registo mais elevado desde janeiro de 2011, quando começa a série do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor médio da avaliação bancária tem como base inquéritos aos bancos no âmbito da concessão de crédito à habitação às famílias.

Ao estar a subir de forma ininterrupta desde agosto do ano passado (oito meses de subidas), os dados demonstram a grande confiança das instituições financeiras nos empréstimos para a compra de casa, apesar das eventuais preocupações com a guerra da Rússia contra a Ucrânia e com o apertar dos juros por parte do Banco Central Europeu (BCE).

Com este valor, uma casa com 100 metros quadrados estará avaliada pelos bancos em 135.600 euros em termos médios nacionais (e por referência), havendo diferenças de valores de região para região.

O valor atribuído pelos bancos tem acompanhado a trajetória de valorização das casas nas transações nos últimos anos — geralmente, a avaliação dos bancos é feita acima do preço a que as habitações são efetivamente vendidas — e também o aumento dos financiamentos para a aquisição de casa — havendo mais procura, os preços tendem a subir.

A subida dos custos das matérias-primas, nomeadamente para construção e obras nas casas, também poderá ajudar a explicar a evolução da avaliação dos bancos.

Avaliação das casas continua a subir

Fonte: INE

As cinco regiões de Portugal Continental registaram subidas mensais, com os maiores avanços a serem observados na Área Metropolitana de Lisboa (+28 euros para 1.806 euros por metro quadrado), Norte (+18 euros para 1.156 euros por metro quadrado) e Centro (+16 euros para 962 euros por metro quadrado).

Alentejo e Algarve registaram aumentos de 10 euros e 11 euros para 938 euros e 1.811 euros por metro quadrado, respetivamente, enquanto a Madeira e Açores tiveram descidas de quatro e cinco euros.

Por tipologia de habitação, avaliação média bancária das moradias no país decresceu 16 euros para 1.083 euros por metro quadrado, os apartamentos dispararam 31 euros para 1.507 euros por metro quadrado.

(Notícia atualizada às 11h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária das casas dá maior salto de sempre e atinge novo recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião