Gasolina mais barata e gasóleo mais caro do que “preço eficiente”, estima ERSE

Naquele que é o primeiro relatório semanal de supervisão dos preços dos combustíveis, a ERSE alerta para uma diferença ligeira no preçário da semana passada. Gasolina esteve 1% mais barata.

Naquele que é o primeiro relatório de análise aos preços dos combustíveis, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) conclui que os preços de venda ao público em Portugal, na semana passada, diferiram ligeiramente daquilo que é considerado como “preço eficiente”. Segundo os cálculos do regulador: a gasolina esteve mais barata, mas o gasóleo mais caro. Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1% abaixo do referido “preço eficiente” e o gasóleo simples 0,3% acima.

“Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 2,2 cêntimos por litro] abaixo do preço eficiente no caso da gasolina 95 simples e 0,5 cêntimos por litro acima no caso do gasóleo simples”, reporta a ERSE no documento divulgado esta segunda-feira. “Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1% abaixo do referido “preço eficiente” e o gasóleo simples 0,3% acima”.

Quanto aos preços de preços com descontos (publicados pela Direção Geral de Energia e Geologia e incorporando os descontos praticados, como os associados aos cartões frota), a reguladora informa que “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -3,6% face ao preço eficiente e o gasóleo simples -4,2%”, acrescentando que em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, “7,5 cêntimos por litro e 7,6 cêntimos por litro abaixo dos preços eficientes, respetivamente“, indica a ERSE.

Os ajustes sobre o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vão representar esta semana uma redução de 20 cêntimos por litro na gasolina e de 17,5 cêntimos por litro no gasóleo.

De acordo como relatório semanal, prevê-se que para a semana de 30 de maio a 5 de junho, o preço médio semanal dos combustíveis antes de impostos seja de 1,232 cêntimos por litro para a gasolina 95 simples e de 1,186 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o este preço ficará ficará nos 2,090 euros por litro e nos 1,875 euros por litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente, informa o relatório.

Recorde-se que o ISP para a semana de 30 de maio a 5 de junho ficou determinado uma redução da taxa do ISP em 0,5 cêntimos por litro de gasolina simples, tendo o regime fiscal aplicável ao gasóleo mantendo-se inalterado. Já o preço dos combustíveis esta semana voltaram a subir. De acordo com as previsões do Ministério das Finanças, o litro de gasolina subiu 0,2 cêntimos, já tendo em conta as alterações ao nível da carga fiscal, e o do gasóleo 2,8 cêntimos.

(Notícia atualizada às 16h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina mais barata e gasóleo mais caro do que “preço eficiente”, estima ERSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião