IL corrige contas. Afinal teve lucro em 2021

A Iniciativa Liberal tinha o maior "prejuízo" nas contas de 2021 até corrigir as contas esta segunda-feira. Já o PCP volta a ser o partido com o maior "lucro", depois de no ano passado ter sido o PSD.

A recuperação das receitas com a angariação de fundos permitiu ao PCP “lucrar” 1,67 milhões de euros em 2021, de acordo com as contas anuais entregues na semana passada na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP). Do lado oposto, estava o CDS – que perdeu deputados na atual legislatura – estava com um resultado negativo de 110 mil euros. Numa primeira versão, a Iniciativa Liberal tinha o maior “prejuízo”, no valor de 114 mil euros. Mas esta segunda-feira entrou na ECFP, a pedido do partido, uma correção das contas de 2021 onde passa de prejuízo a um lucro de 27.996 euros.

O segundo partido com maior “lucro” foi o PSD, com 976 mil euros, consolidando uma tendência de resultados positivos que Rui Rio imprimiu às contas dos social-democratas. Em menor grau, mas com uma tendência também de melhoria, estão as contas dos socialistas: o PS conseguiu um “lucro” de 353 mil euros em 2021.

Este foi o resultado líquido anual dos partidos com assento parlamentar no ano passado, o qual agrega todas as receitas, como subvenções públicas, quotas e angariações de fundos, e todas as despesas, como os gastos correntes e as despesas específicas com campanhas eleitorais.

Resultado líquido dos partidos em 2021

Fonte: Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP). Os dados da Iniciativa Liberal foram corrigidos a pedido do partido.

A seguir ao PS, surge o Chega com um resultado anual positivo de 149 mil euros e o PAN com quase 70 mil euros. Já o Bloco de Esquerda manteve as contas no negativo, tal como tinha acontecido em 2020, com um “prejuízo” de quase 73 mil euros.

O PEV, que ainda estava no Parlamento em 2021 (tal como o CDS), não consta desta análise porque não entregou as contas no prazo estabelecido pela lei (31 de maio).

Uma análise mais fina às contas do PCP mostra que uma das principais diferenças entre 2020 e 2021 está nas receitas com a angariação de fundos (da qual faz parte a Festa do Avante), as quais passaram de 918 mil euros para 1,7 milhões de euros. Ainda assim, este valor fica bastante aquém dos quatro três milhões de euros de receitas que o PCP conseguia em angariações de fundos antes da pandemia.

Do lado das despesas, os gastos com pessoal dos comunistas baixaram de 3,2 milhões em 2020 para 2,6 milhões em 2021, o que também ajudou a melhorar as contas anuais.

Mesmo com as quotizações (quase triplicaram), doações (16 vezes mais) e angariação de fundos (12 vezes mais) a subir bastante no ano passado, tal não foi suficiente para compensar os maiores gastos do partido, incluindo em despesas com pessoal e nas campanhas eleitorais.

(Notícia atualizada com os novos dados entregues pela Iniciativa Liberal à ECFP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IL corrige contas. Afinal teve lucro em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião