Gás natural sobe 7% após incêndio em terminal de exportação nos EUA

Em causa está um incêndio numa instalação de gás natural liquefeito no Texas, que segundo representa cerca de um quinto de todas as exportações americanas do combustível.

Os futuros de referência do gás natural na Europa dispararam após um incêndio num grande terminal de exportação nos EUA, que vai permanecer fechado por três semanas. Preços sobem cerca de 7% para os 85 euros por MWh (megawatt-hora), numa altura em que o fornecimento da Rússia está limitado.

O contrato Dutch TTF Gas para entrega em julho, que nas últimas sessões tinha vindo a recuar, está agora a subir 7,32% para 85,22 euros por MWh, depois de já ter chegado a atingir os 92,05 durante esta quinta-feira.

Em causa está um incêndio numa instalação de gás natural liquefeito da Freeport no Texas, que segundo a Bloomberg representa cerca de um quinto de todas as exportações americanas do combustível. Devido ao incidente, a instalação permanecerá fechada por pelo menos três semanas, resultando em cerca de dez cargas perdidas.

A causa da explosão e a extensão dos danos ainda são incertas, sendo que a Freeport confirmou que “um incidente” ocorreu por volta das 11h40, hora local, acrescentando que não houve feridos e não houve risco para a comunidade vizinha. Localizado na costa do Golfo do Texas, este é um dos apenas sete terminais em operação nos EUA.

Esta situação ocorre numa altura em que as preocupações com o abastecimento de gás natural já estavam em alta, devido a limitações no fornecimento com origem na Rússia e também constrangimentos na Noruega. Os Estados Unidos têm estado a tentar aumentar as exportações para a Europa enquanto o continente procura reduzir a dependência das importações russas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural sobe 7% após incêndio em terminal de exportação nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião