Brent negoceia abaixo dos 120 dólares à espera dos bancos centrais
Desvalorização próxima de 1% deve-se aos receios sobre o crescimento da economia mundial e os receios sobre a subida das taxas de juro da Reserva Federal dos Estados Unidos.
O petróleo segue a descer mais de um 1% e abaixo do patamar dos 120 dólares. A negociação do ‘ouro negro’ está a ser pressionada pela incerteza sobre os resultados das reuniões dos bancos centrais da zona euro e dos Estados Unidos.
O barril de brent está a desvalorizar 1,07%, para 119,87 dólares. O crude está a recuar 1,29%, para 118,41 dólares por barril.
O mercado aguarda a decisão da reunião de urgência do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu e de uma eventual subida das taxas de juro, de 75 pontos base, pela Reserva Federal dos Estados Unidos.
Uma política monetária mais apertada “pode abrir caminho a uma recessão por induzir à redução da procura“, antecipa o analista da PVM Stephen Brennock, citado pela Reuters.
A contribuir para a desvalorização do petróleo também estão os receios sobre eventuais novos confinamentos na China, devido a um novo surto de Covid-19, e a dificuldade de os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados (OPEP+) atingirem as quotas de produção mensais.
A perspetiva de um número recorde de procura diária de barris de petróleo em 2023, para 101,6 milhões, está a ser insuficiente para conter a desvalorização do mercado nesta quarta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brent negoceia abaixo dos 120 dólares à espera dos bancos centrais
{{ noCommentsLabel }}