ISP desce 1,2 cêntimos no gasolina e 0,4 cêntimos no gasóleo na próxima semana

O Governo vai baixar mais o ISP na próxima segunda-feira: são menos 1,2 cêntimos no gasolina e 0,4 cêntimos no gasóleo.

Na próxima semana, a carga fiscal sobre os combustíveis vai baixar mais 1,2 cêntimos por litro no gasolina e 0,4 cêntimos por litro no gasóleo. O Governo vai reduzir mais o ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) a partir da próxima segunda-feira ao abrigo do mecanismo semanal de revisão do ISP que visa devolver as receitas acrescidas de IVA que o Estado tem com o aumento do preço do petróleo.

Reduz-se a carga fiscal (ISP+IVA) em 1,2 cêntimos adicionais por litro de gasolina e 0,4 cêntimos adicionais por litro de gasóleo“, revela o comunicado do Ministério das Finanças divulgado esta sexta-feira, referindo que o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis já atinge os 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e 26,3 cêntimos por litro de gasolina, “a que acresce a não atualização da taxa de carbono em cerca de 6 cêntimos por litro”.

Com esta descida, o Governo atinge o limite mínimo do ISP do gasóleo definido pela diretiva europeia. No comunicado, o Ministério das Finanças recorda que Portugal já solicitou à Comissão Europeia a suspensão desse limite, “estando em curso a avaliação do pedido pelos serviços” do executivo comunitário.

Esta nova descida do ISP deve-se à “perspetiva da evolução dos preços na próxima semana e as variações dos preços verificados nas duas últimas semanas”.

Porém, este efeito será anulado, no caso do gasóleo, pela subida de quatro cêntimos que o mercado está a antecipar para a próxima segunda-feira, mantendo-se acima dos dois euros (2,064 euros) por litro. Já a gasolina terá uma dupla redução, com a descida do ISP a acumular-se à queda de dois cêntimos prevista pelo mercado, fixando-se nos 2,15 euros (2,11 euros contando com a queda do ISP).

É de notar que estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e do mercado cambial.

“No âmbito da revisão semanal do mecanismo de atualização do ISP, que assegura a devolução da eventual receita extraordinária do IVA face à perspetiva de evolução dos preços, a situação será reavaliada na próxima sexta-feira, dia 24 de junho“, refere ainda o comunicado do Ministério das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISP desce 1,2 cêntimos no gasolina e 0,4 cêntimos no gasóleo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião