Nas notícias lá fora: OMC, banca e Trump

  • ECO
  • 17 Junho 2022

Grandes fabricantes de automóveis na Europa continuam a perder terreno para as marcas asiáticas na batalha das vendas no velho continente. OMC acorda suspender patentes de vacinas antivírus.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) chegou a acordos para eliminar subsídios à pesca prejudicial, suspender patentes de vacinas antivírus e adotar medidas para enfrentar a crise alimentar. Os grandes bancos em Espanha, pela primeira vez na história, rejeitam a colação de Coco’s e de dívida subordinada. E o ex-presidente norte-americano pressionou o seu vice-presidente Mike Pence a não certificar o resultado das eleições de 2020, apesar de ter sido informado repetidas vezes que era ilegal fazê-lo.

Aljazeera

OMC acorda suspender patentes antivírus e medidas para combater crise alimentar

A 12.ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) terminou esta sexta-feira com acordos que incluem eliminar subsídios à pesca prejudicial, suspender patentes de vacinas antivírus e adotar medidas para enfrentar a crise alimentar. Após cinco dias de árduas negociações, que forçaram a conferência a ser prolongada por mais de um dia e a cerimónia de encerramento a ser realizada esta madrugada, os 160 países membros chegaram a acordo sobre sete documentos, declarações e acordos. “Há muito tempo que a OMC não alcançava tantos resultados multilaterais”, disse a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, na cerimónia de encerramento, onde sublinhou que os membros da OMC “mostraram ao mundo que se podem reunir apesar das diferenças políticas para enfrentar os problemas globais”.

Leia a notícia completa na Aljazeera (acesso livre, conteúdo em inglês)

Expansión

Banca espanhola sem emissões de capital pela primeira vez na história

Os grandes bancos em Espanha, pela primeira vez na história, rejeitam a colação de Coco’s e de dívida subordinada, mas entidades como o Santander e o Sabadell precisam deles para cumprir os seus planos de financiamentos para 2022. Em causa está a guerra na guerra na Ucrânia que leva a banca a evitar este tipo de financiamento de maior risco. A nível europeu só 14 bancos arriscaram lançar este ano emissões, mas os nomes não são conhecidos, embora nenhum seja espanhol, de acordo com o Expansión.

Leia a notícia completa na Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

Reuters

Trump pressionou Pence a não certificar o resultado das eleições, apesar de ter sido informado repetidas vezes que era ilegal

O ex-presidente norte-americano pressionou o seu vice-presidente Mike Pence a não certificar o resultado das eleições de 2020, apesar de ter sido informado repetidas vezes que era ilegal fazê-lo, revelaram testemunhas na terceira audiência pública da comissão que investiga o ataque ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021. Os membros desta comissão da Câmara dos Representantes, liderada pelos democratas, disseram que Trump continuou a sua “campanha de pressão” mesmo sabendo que uma multidão de apoiantes violentos ameaçava invadir o Capitólio.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Só marcas asiáticas de carros conseguiram aumentar vendas de carros na Europa em maio

Os grandes fabricantes de automóveis na Europa continuam a perder terreno para as marcas asiáticas na batalha das vendas no velho continente. Num contexto complicado para o setor, com os registos em queda – desceram 12,55 e maio e 12,9% em termos acumulados no ano, em toda a Europa, incluindo Reino Unido – devido à crise dos chips, as marcas asiáticas como a Hyundai, Toyota e Nissan foram as únicas que conseguiram aumentar as entregas em maio. A Hyundai aumentou a sua quota de mercado em 2,5 pontos e já detém 10% do mercado europeu e a tendência é de subida, de acordo com os dados da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

La Vanguardia

Incêndios já foram consumidos 2.000 hectares de floresta na Catalunha

As altas temperaturas em Espanha, que ultrapassam os 40.ºC em várias comunidades, provocaram incêndios de grandes dimensões na Catalunha. Há pelo menos três grandes incêndios em simultâneo na região de Lleida e Tarragona e já estão mobilizados todos os efetivos dos bombeiros daquela comunidade, tendo sido pedido o auxílio da Unidade Militar de Emergências. Até agora, não há registo de vítimas. As autoridades recomendam às populações que fiquem em casa. No total já foram consumidos 2.000 hectares de floresta na Catalunha, mas o Governo regional avisa que se o fogo não for contido, a área ardida pode atingir os 20 mil hectares.

Leia a notícia completa no La Vanguardia (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: OMC, banca e Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião