Estatuto de candidato da Ucrânia é “outra manifestação política do nosso apoio”, diz Von der Leyen

  • ECO
  • 21 Junho 2022

A líder do Executivo comunitário confia num "resultado positivo" no Conselho Europeu desta semana quanto ao estatuto de candidato à UE que propõe conceder à Ucrânia.

A presidente da Comissão Europeia está “confiante” que os chefes de Estado e Governo dos 27 Estados-membros vão aprovar a sua recomendação para conceder à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão no Conselho Europeu desta semana. Em entrevista ao Público (acesso condicionado) e outros órgãos de comunicação europeus, Ursula von der Leyen sublinha que esta “é outra manifestação política” do “total apoio” de Bruxelas a Kiev.

Para a líder do Executivo comunitário, “é do interesse da União Europeia (UE) ter uma democracia estável” na sua fronteira em vez de um “Estado falhado”. Esse cenário, porém, já não se coloca: “Somos e seremos absolutamente intransigentes para que a Ucrânia vença, é para isso que estamos a trabalhar. Mas a Rússia já perdeu esta guerra“.

Ainda assim, Von der Leyen sublinha que, para entrar na UE, a Ucrânia precisa “muito claramente” de preencher todos os critérios. Reconhecendo que o país “já percorreu um longo caminho, com uma trajetória positiva, no combate à corrupção e à oligarquia”, aponta que o Governo ucraniano “está ciente que ainda há muito trabalho a fazer”. “As instituições foram criadas mas agora têm de ganhar vida. As leis têm que produzir resultados”, sublinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estatuto de candidato da Ucrânia é “outra manifestação política do nosso apoio”, diz Von der Leyen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião