Investidores apoiam a OPA da MFE sobre a Mediaset Espanha

  • Servimedia
  • 23 Junho 2022

A OPA realizada pela MFE à Mediaset Espanha está a suscitar o interesse de grandes investidores, que já adquiriram participações significativas no valor de 9% da empresa.

A melhoria feita pela Media For Europe (MFE) às condições económicas da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Mediaset España atraiu o apoio de grandes investidores nacionais e internacionais, noticia a Servimedia.

As novas condições da oferta, que representam um prémio para acionistas de quase 40%, levaram muitas grandes instituições financeiras e empresas de investimento a adquirir participações significativas na Mediaset España, que totalizam quase 9% da empresa.

Entre as entidades que reportaram participações na Mediaset España encontram-se a DWS Investment GMBH, que detém 2,95%, o investidor ativista Reade Griffith, fundador da Polygon, que revelou uma participação de 1,022%, o Norges Bank, que detém 1%, o Citigroup revelou uma participação de 1,032%, e o Zurcher Kantonalbank revelou uma participação de 1,194%.

O investimento mais recente foi o de Joseph Oughourlian, presidente da Prisa, que revelou uma participação de 1,36% na Mediaset España, ao combinar as ações que controla diretamente com uma participação de 1,08% que adquiriu com o fundo que gere – a Amber Global.

Em paralelo, vários bancos de investimento também apoiaram a oferta e aconselharam avançar com a oferta pública de aquisição através de relatórios positivos. É o caso do JP Morgan, Bankinter e GVC, entre outros, que advertem que se os acionistas da Mediaset España não aceitarem a oferta, correm o risco de permanecerem investidores minoritários num ativo ilíquido.

O Conselho de Administração da Mediaset España também recomendou “por unanimidade” que emitisse um parecer favorável sobre a oferta pública de aquisição e convida a aceitar a oferta da MFE após a melhoria da oferta. Os acionistas da Mediaset España têm até 1 de julho para aceitar a oferta.

O que mudou na oferta?

A MFE anunciou, a 6 de junho, que tinha melhorado a sua Oferta Pública de Aquisição sobre a Mediaset España, através de um aumento da sua oferta em dinheiro para 4,32 euros por cada duas ações da Mediaset España. Ou seja, 2,16 euros por ação. Inicialmente, a oferta ascendia a 1,86 euros por ação.

Dados os valores no lançamento da oferta, o prémio acionista (acrescido do dividendo a ser distribuído pela MFE) representa cerca de 40%. Sobre este dividendo, o conselho da MFE concordou em propor, para aprovação pela assembleia de acionistas, a 29 de Junho, a distribuição de um dividendo de 0,05 euros por ação da MFE.

Assim, os acionistas da Mediaset España que participarem na OPA receberão, além do montante em dinheiro, o equivalente a 0,225 euros adicionais por ação da Mediaset para as suas ações da MFE trocadas, além das 4,5 ações do grupo italiano.

Pier Silvio Berlusconi, CEO da MFE, defendeu recentemente o acordo, ao afirmar que “aumentará os recursos e a dimensão” para o desenvolvimento do grupo “com o objetivo de alcançar um maior crescimento audiovisual”. O objetivo da MFE é criar um grande grupo audiovisual europeu para ser um ator importante no setor do entretenimento.

Além disso, a MFE acredita que o novo grupo terá sinergias de custos e receitas de pelo menos 55 milhões de euros por ano a partir de 2025 e pretende, ainda, distribuir pelo menos 50% dos resultados anuais entre os seus acionistas (entre os quais estarão os acionistas da Mediaset España que aceitarem a oferta).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidores apoiam a OPA da MFE sobre a Mediaset Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião