Charles Michel confiante em soluções para sancionar ouro russo sem sofrer impacto

  • Lusa
  • 26 Junho 2022

"Estou confiante de que as questões e medidas técnicas podem ser encontradas para poder visar esse setor sem sermos vítimas de efeitos negativos", disse o presidente do Conselho Europeu.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse este domingo estar confiante de que se poderão encontrar soluções para sancionar o setor do ouro russo sem sofrer as consequências dessa decisão.

As declarações de Michel foram feitas numa conferência de imprensa em Elmau, na Alemanha, quando foi questionado sobre o anúncio feito pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, de que o G7, cujos líderes estão reunidos durante três dias no sul da Alemanha, irá anunciar a proibição da importação de ouro da Rússia como parte das medidas destinadas a sancionar a invasão da Ucrânia.

“É importante não tomar medidas que aparentemente consideramos agradáveis e eficientes, mas que, se olharmos para os efeitos colaterais, teriam consequências negativas”, disse Michel. “Estou confiante de que as questões e medidas técnicas podem ser encontradas para poder visar esse setor sem sermos vítimas de efeitos negativos”, afirmou o presidente do Conselho Europeu, que reconheceu que a questão seria abordada na reunião do G7.

Em paralelo, acrescentou, haverá uma coordenação com os Estados membros da União Europeia (UE) para “ter a certeza de que podem ser tomadas decisões unânimes”.

O Presidente dos EUA afirmou hoje no Twitter que o G7, grupo de grandes potências industrializadas (França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá e Japão) vai anunciar a proibição da importação de ouro da Rússia. “Em conjunto com o G7 anunciaremos que proibimos a importação de ouro russo, uma importação de relevo que gera dezenas de milhares de dólares à Rússia”, disse Joe Biden no Twitter.

O Presidente acrescentou na rede social que “os Estados Unidos impuseram sanções sem precedentes contra [o Presidente russo Vladimir] Putin para lhe retirar as receitas de que necessita para financiar a sua guerra contra a Ucrânia”. Anteriormente, Downing Street tinha anunciado que Reino Unido, EUA, Canadá e Japão iriam proibir as importações de ouro russo.

A Rússia é um importante país produtor de ouro, com exportações no valor de quase 15.000 milhões de euros em 2021, de acordo com Downing Street. Banir o ouro dos mercados londrinos, um importante centro financeiro para o comércio de mercadorias, terá, portanto, “um enorme impacto na capacidade de Putin de angariar dinheiro”, referiu o Governo britânico em comunicado.

A medida afetará particularmente as elites russas que possam ter comprado ouro “numa tentativa de contornar as sanções ocidentais”, acrescentou. Contudo, a proibição só se aplica ao ouro recentemente extraído na Rússia e não ao ouro adquirido antes de o embargo ter sido posto em prática.

O Reino Unido impôs algumas das sanções mais duras entre os países ocidentais contra a Rússia desde que a invasão da Ucrânia começou, há quatro meses, visando o setor financeiro, o mercado do petróleo e dezenas de oligarcas, o que abrange um total de mais de 100 entidades e 1.000 pessoas.

Os líderes do G7 estão reunidos no sul da Alemanha a partir de hoje para uma cimeira de três dias, à qual se seguirá uma reunião dos países da NATO (Organização do Tratado Atlântico Norte) em Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Charles Michel confiante em soluções para sancionar ouro russo sem sofrer impacto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião