Petróleo perto dos 117 dólares por dificuldades em aumentar produção

Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos revelam-se incapazes de aumentar produção enquanto conflitos políticos na Líbia no Equador dificultam fornecimento do 'ouro negro'.

O preço do barril de petróleo está a subir pelo terceiro dia consecutivo, para perto dos 117 dólares. Em causa estão as dificuldades de aumento de produção de países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos para compensar as incertezas políticas na Líbia e no Equador.

O barril de petróleo de referência para as importações europeias, o brent, segue a subir 1,52%, para 116,84 dólares. Há mais de uma semana que o ‘ouro negro’ do Mar do Norte não negociava neste patamar.

O barril de petróleo de crude está a negociar nos 111,18 dólares, mais 1,47% do que no fecho do mercado de segunda-feira.

Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são vistos como os dois únicos países do ‘cartel’ da OPEP que podem compensar o embargo às importações de petróleo da Rússia e as dificuldades de produtores mais frágeis.

No caso dos Emirados Árabes Unidos, contudo, a produção de petróleo está perto da máxima capacidade possível, de 3,168 milhões de barris por dia, segundo o mais recente acordo entre a OPEP e os seus aliados (OPEP+).

As dificuldades de produção estão a anular os efeitos da descida do petróleo na abertura do mercado de segunda-feira, por conta da discussão de uma proposta de limites ao preço, da parte do Presidente francês, Emmanuel Macron.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo perto dos 117 dólares por dificuldades em aumentar produção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião