Economia dos EUA “está em boa forma” e “bem posicionada” para resistir à subida dos juros

Em Sintra, Jerome Powell afastou os receios de uma recessão, assegurando que a economia americana está "em boa forma" e "bem posicionada" para aguentar o aperto das condições financeiras pela Fed.

Christine Lagarde (BCE) e Jerome Powell (Fed) no Fórum BCE, em Sintra.Flickr BCE

O chairman da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, assegurou esta quarta-feira que a economia dos EUA está “em boa forma” e “bem posicionada” para acomodar o impacto da subida das taxas de juro, apesar de considerar que o banco central terá uma tarefa cada vez mais desafiante se não conseguir aliviar as pressões inflacionistas.

“Esperamos que o crescimento continue positivo”, disse Jerome Powell no painel de política monetária do Fórum BCE, em Sintra.

Para o presidente da Fed, as famílias e as empresas estão igualmente em “boa forma”: a maior economia do mundo mantém uma baixa taxa de falências e um mercado de trabalho “muito forte”, pelo que está “bem posicionada para resistir a uma política monetária mais apertada.”

Com a inflação em máximos de quatro décadas, a Fed já aumentou as taxas de juro em 1,5 pontos percentuais desde março face aos níveis mínimos históricos dos últimos anos e vai continuar a subir até assegurar que a subida dos preços estabilize e deixe de ser uma ameaça.

Powell referiu que, embora a subida dos juros possa provocar uma travagem a fundo da economia, é maior o risco de a elevada inflação persistir e a enraizar-se cada vez mais nas expectativas dos agentes económicos. Disse mesmo que “o relógio está a contar” para baixar a inflação e que o processo de normalização vai infligir “alguma dor”.

“Há o risco” de a economia abrandar mais do que o necessário para controlar a inflação, mas não é “o maior risco”, afirmou o líder da Fed. “O maior erro seria falharmos em restaurar a estabilidade dos preços”.

“Este processo muito provavelmente vai envolver alguma dor, mas a pior dor seria não respondermos à elevada inflação e permitir que se torne persistente”, disse Powell.

(Notícia atualizada às 16h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia dos EUA “está em boa forma” e “bem posicionada” para resistir à subida dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião