Cerca de 94% das declarações de IRS já foram liquidadas

  • ECO
  • 6 Julho 2022

Das 5,6 milhões de declarações entregues até 30 de junho, um terço (32%) foram submetidas através do IRS automático. Reembolsos atingiram mais de 2,6 mil milhões de euros.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidou cerca de 94% das declarações de IRS entregues até 30 de junho, avança o Ministério das Finanças em comunicado. Até ao momento, foram reembolsados mais de 2,6 mil milhões de euros.

O ministério, liderado por Fernando Medina, refere que foram entregues 5,6 milhões de declarações, das quais cerca de um terço (32%) foram submetidas através do IRS automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da AT, através das informações comunicadas de forma automática às Finanças). Deste total de declarações, cerca de 2,6 milhões deram lugar a reembolsos.

Na campanha de IRS de 2022, relativa aos rendimentos do ano passado, foram ainda emitidas 1,1 milhões notas de cobrança, num total de cerca de 2,3 mil milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).

A nota das Finanças indica ainda que os reembolsos, realizados através de transferência bancária, demoraram 18,9 dias, em média. No caso dos contribuintes que entregaram o IRS Automático, o prazo médio de reembolso baixou para 12,5 dias, com o ministério a destacar que estes prazos “regressaram aos níveis pré-pandemia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 94% das declarações de IRS já foram liquidadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião