Gasóleo desce 6,5 cêntimos e gasolina 7 cêntimos. É a maior queda em dois meses

Os combustíveis vão baixar de preço na próxima semana, acompanhando a queda no barril de petróleo. O preço do gasóleo vai descer 6,5 cêntimos por litro e a gasolina ficará 7 cêntimos mais barata.

Na próxima segunda-feira, os consumidores que forem abastecer o depósito vão se deparar com um alívio na tabela de preços. O preço do gasóleo vai descer 6,5 cêntimos por litro e a gasolina ficará 7 cêntimos mais barata, apurou, esta sexta-feira, o ECO junto de fonte do setor. Desta forma, a gasolina vai ter a maior queda desde 2 de maio. Já o gasóleo, cai menos que nesta semana.

A confirmarem-se estes valores, o litro de gasóleo simples deverá custar 1,928 euros, enquanto o litro de gasolina simples 95 custará 2,014 euros, de acordo com os valores médios praticados nas bombas. Importa ressalvar, no entanto, que estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta a evolução do mercado cambial e o fecho das cotações, nesta sexta-feira, do barril de petróleo que serve de referência para a Europa, o Brent.

O Brent recuperava mais de 0,5% ao início da manhã desta sexta-feira, cotando acima dos 105 dólares por barril. Ainda assim, a matéria-prima caminha para fechar a semana com uma queda superior a 6%. A manter-se a tendência até ao fim do dia, esta pode ser a semana com a maior quebra do petróleo desde o início de abril, quando o Brent, cotado em Londres, acumulou uma desvalorização acima dos 13%.

Recorde-se que, pela via da fiscalidade, o Governo decidiu prolongar por dois meses o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%. Paralelamente, vai manter em julho e agosto nos atuais valores a redução do ISP, equivalente à receita adicional de IVA decorrente de subidas de preços dos combustíveis. Assim, acabam as atualizações semanais deste imposto. Além disto, o Governo de António Costa também optou por suspender, por mais dois meses, a atualização da taxa de carbono.

“Considerando todas as medidas, a diminuição da carga fiscal será de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina”, contabilizou o Ministério das Finanças em comunicado, acrescentando que o “desconto será reavaliado em agosto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo desce 6,5 cêntimos e gasolina 7 cêntimos. É a maior queda em dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião