Marcelo Rebelo de Sousa vai ao funeral do “protagonista decisivo” José Eduardo dos Santos

Presidente da República destacou ex-presidente de Angola como "protagonista decisivo" nas relações bilaterais do país com Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa vai estar no funeral do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. O Presidente da República português enviou as condolências ao atual chefe de Estado angolano, João Lourenço, através de uma nota na página da Presidência.

“O Presidente José Eduardo dos Santos foi o interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em Democracia, durante quatro décadas, constituindo um protagonista decisivo nas relações entre os Estados e os Povos Angolano e Português“, salientou Marcelo Rebelo de Sousa por escrito.

Minutos antes, o Presidente da República português salientou que o ex-chefe de Estado angolano foi uma “uma personalidade que marcou as relações [Portugal-Angola] num período particularmente sensível, imediatamente subsequente à independência de Angola e quando em Portugal estava a institucionalizar-se em democracia”, segundo declarações difundidas pela SIC Notícias.

O Presidente português adiantou ainda que vai estar presente no funeral de Estado de José Eduardo dos Santos, em conjunto o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. “Aguardo a marcação de eventuais funerais de estado. Em principio irei com o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros, mas ainda é indeterminada a data”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela RTP3.

Questionado pelos jornalistas sobre se a sua presença no funeral pode ser mal interpretada, o Presidente da República reiterou que José Eduardo dos Santos foi uma personalidade que “desempenhou funções durante mandatos sucessivos de praticamente todos os presidentes da democracia portuguesa”, pelo que a sua presença resulta da “própria natureza dos factos”, nomeadamente no que diz respeito à “fraternidade, amizade, e o relacionamento tão longo” entre os dois países.

José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola, morreu nesta sexta-feira, vítima de doença prolongada. Estava internado há várias semanas numa clínica em Barcelona.

No poder do regime em Angola durante quase quatro décadas, José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, no total de 38 anos.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo Rebelo de Sousa vai ao funeral do “protagonista decisivo” José Eduardo dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião