Ministério da Saúde cria “motor de busca” com horários das urgências

"Motor de busca" no Portal do SNS tem horários atualizados da urgência ginecológica e obstétrica e blocos de partos "em todo o país", uma proposta que tinha sido feita pela comissão de acompanhamento.

O Ministério da Saúde desenvolveu um “motor de busca” que permite consultar “horários de funcionamento” dos serviços de urgência ginecológica e obstétrica e blocos de partos “em todo o país”, anunciou o gabinete da ministra Marta Temido esta sexta-feira. A ferramenta foi integrada no Portal do SNS e pode ser acedida aqui.

Numa altura em que as falhas nas urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão na ordem do dia, o Governo entendeu seguir a “proposta” feita pela comissão de acompanhamento designada para ajudar na resposta ao problema. “Uma vez que a informação é dinâmica, aconselha-se os utentes a consultarem o motor de busca antes de se deslocarem a estes serviços de saúde”, recomenda o Governo num comunicado.

Ferramenta está disponível em www.sns.gov.pt no botão assinalado

O “motor de busca” recorre a dados do Sistema Integrado de Informação de Prestadores “SIIP”, “sendo a atualização da informação prestada da responsabilidade das unidades de saúde e das respetivas Administrações Regionais de Saúde”.

“A informação sobre os horários de funcionamento é atualizada semanalmente, sendo alterada sempre que necessário de forma a refletir, a cada momento, eventuais alterações que possam ocorrer nos horários de funcionamento dos serviços. Por regra, a atualização é realizada às segundas-feiras, sendo revista todas as sextas-feiras, altura em que é introduzido também o horário de funcionamento na segunda-feira da semana seguinte”, explica o Ministério da Saúde.

As carências do SNS entraram na agenda política e mediática depois de, em meados de junho, um bebé ter morrido no Hospital das Caldas da Rainha, quando a urgência de obstetrícia se encontrava encerrada. Na altura, o PSD, ainda liderado por Rui Rio, responsabilizou o PS pelo que diz ser uma “grave crise” no SNS, designadamente “um serviço público completamente degradado”, sendo um dos principais problemas a dificuldade a preencher escalas neste período de férias de verão.

Esta semana, o Conselho de Ministros aprovou o novo Estatuto do SNS, cerca de 30 anos depois da entrada em vigor do atual. O primeiro-ministro, António Costa, garantiu que o novo estatuto vai dar “respostas estruturais aos problemas que os portugueses sentem no seu dia-a-dia, no contacto com o SNS”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério da Saúde cria “motor de busca” com horários das urgências

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião