Aeroporto “não é caso nem casinho”. Rangel questiona Governo sobre avaliação ambiental estratégica

Paulo Rangel diz que é preciso saber como o Governo vai proceder com a avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto de Lisboa.

O vice-presidente do PSD diz que a polémica sobre o aeroporto “não é um caso nem casinho”, mas sim uma decisão estrutural para o país. Paulo Rangel diz que uma das grandes questões que fica é se o Governo vai levar para a frente a avaliação ambiental estratégica, e se o vai fazer com a entidade adjudicada, “sobre a qual se levantaram questões de transparência”.

Questionado sobre esta decisão, à saída da primeira reunião da Comissão Política do PSD, Paulo Rangel condena a atitude do primeiro-ministro “quando diz que são casos e casinhos” e um “erro efémero”. É, sim, o “maior investimento público que Portugal tem de fazer nas próximas décadas”, reitera o responsável.

O social-democrata aponta que no despacho que revoga a decisão “é claro que continua a haver divergência essencial entre ministro e primeiro-ministro”, já que diz que o recuo não é por vontade própria. “É uma coisa que se tem de condenar, não se pode dizer que é um erro efémero”, sublinha Rangel.

Depois desta polémica, a “questão que fica é a da avaliação ambiental estratégica para três localizações alternativas: está adjudicada, foi invalidada pelo despacho do secretário de Estado, mas como foi revogado está de novo em cima da mesa”, considera Rangel.

O vice-presidente social-democrata questiona assim se o Governo levar para a frente a avaliação ambiental estratégica, e se vai “levá-la para a frente com a entidade adjudicada sobre a qual se levantaram algumas questões de transparência”. “Não pode haver progressos sem o Governo dizer o que quer fazer”, reitera, acrescentando que António Costa se vai reunir com Luís Montenegro, mas numa reunião que não é especificamente sobre este tema.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroporto “não é caso nem casinho”. Rangel questiona Governo sobre avaliação ambiental estratégica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião